Carreira

O que faz alguém feliz no trabalho

7 min de leitura

O que faz alguém feliz no trabalho?

O que o deixa feliz no trabalho? Veja o que dizem as pesquisas.

 27 de maio de 2021

De acordo com Lord Richard Layard, diretor de Programa do Centro de Desempenho Econômico da London School of Economics, pesquisas apontaram resultados surpreendentes sobre a conexão entre bem-estar, saúde mental e como os empregadores podem desempenhar um papel importante na melhoria de nossas vidas no trabalho. Na verdade, o que deixa as pessoas felizes neste quesito são as mesmas coisas que as tornam felizes em suas vidas: sentimento de pertencimento, conexões sociais e um propósito ou significado.

Em um bate-papo com Tera Allas, diretora de Pesquisa e Economia do Centro McKinsey para o Governo, Lord Layard afirmou que os empregadores podem ter um papel muito importante para melhorar a vida de seus colaboradores diante dos desafios atuais, como a disrupção tecnológica e as doenças mentais.

Segundo Layard, várias causas tornam os seres humanos satisfeitos com suas vidas, mas a saúde mental é a mais importante. Entram neste pacote a qualidade do seu relacionamento, se você tiver um parceiro; sua percepção de progresso; a qualidade do seu trabalho; o bom relacionamento com seus colegas; a vizinhança onde você mora; a sensação de segurança; ter amigos e, claro, a saúde física.

Uma das descobertas relativamente óbvias da pesquisa é que as pessoas, no geral, não gostam muito de seus trabalhos. É um fato que realmente precisamos levar muito a sério, já que muitas atividades são entediantes ou extremamente cansativas.

Por outro lado, o estudo aponta que o trabalho também pode despertar um significado maior, propósito e conexão social. Porém, as atividades feitas pelos trabalhadores na maior parte do tempo não são muito inspiradoras. E o que os empregadores e gestores podem fazer para melhorar esse ponto?

As pessoas passam muitas horas todos os dias trabalhando. O pesquisador questiona que, se não podemos ter uma sociedade em que as pessoas apreciem seu trabalho, há algo muito errado. E o empregador tem um grande papel ao definir o contexto no qual as pessoas passam seu tempo trabalhando.

Layard aponta o fato mais chocante que descobriu na pesquisa sobre felicidade: a hora do dia ou da semana de que as pessoas menos gostam é quando estão com seus chefes. Isso certamente diz muito sobre o estilo de gestão que temos gerado nos últimos anos. Há regras demais que criam ansiedade e medo em vez de trazerem motivação, prazer e inspiração. Precisamos de gestores que liderem inspirando e não assustando as pessoas.

Outro aspecto danoso é um sistema de remuneração que instigue um trabalhador contra o outro. Quando as pessoas atuam em equipe, a remuneração por desempenho individual é uma péssima ideia. O ideal é ter pagamento por desempenho em grupo. E a pesquisa demonstrou que isso gera mais felicidade do que o pagamento por desempenho individual.

Como o trabalho afeta a saúde mental?

Como o trabalho afeta a saúde mental

Grande parte da força de trabalho está atualmente sofrendo de doenças mentais – cerca de uma pessoa em cada seis, segundo Layard. Quantos sofrerão com isso em algum momento de sua vida profissional? Provavelmente um em cada três. Esse número não é pouco quando falamos sobre o bem-estar da população. E os empregadores têm o dever de cuidar dessas pessoas.

Um estudo famoso de Alex Edmans, da London Business School, mostra as 100 melhores empresas para se trabalhar nos EUA e sua avaliação em comparação com o restante das principais organizações. E o valor de suas ações aumentam em 50% em relação às demais. Isso certamente diz muito, não é mesmo?

Como conquistar a felicidade no trabalho

A psicóloga Maria Eliane da Silva dá algumas dicas para alcançar a felicidade no ambiente de trabalho:

Leia também:

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci




Você não é uma fraude Carreira

Você não é uma fraude
Alavanque a sua carreira Carreira

Alavanque a sua carreira
Entenda a Síndrome de Boreout Carreira

Entenda a Síndrome de Boreout
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!