Carreira

O seu sucesso futuro está sendo construído agora!

4 min de leitura

O seu sucesso futuro está sendo construído agora!

Saiba aproveitar este período difícil que estamos passando para investir no desenvolvimento das competências individuais de suas equipes

 6 de abril de 2021

Hoje, nosso convidado Milton Bragança, especialista em planejamento estratégico de Recursos Humanos, fala como este período difícil que estamos passando pode ser o melhor momento para investir no desenvolvimento das competências individuais de nossas equipes.

O seu sucesso futuro está sendo construído agora!

Por Milton Bragança

Ainda vivemos tempos difíceis e isso é algo que nem o mais otimista dos otimistas pode negar. Também sabemos que esse momento levará ainda algum tempo para passar completamente, e, mesmo quando passar, ainda teremos um período de recuperação para atravessarmos, assim como aconteceu em todos os eventos catastróficos da humanidade.

Mas o que isso tudo tem a ver com gestão de Recursos Humanos?

Tudo! Se, por um lado, precisamos cuidar do time e das nossas pessoas para passarmos por este momento, de outro, as pessoas precisam enxergar esse momento como um período de investimento para aproveitarmos algo único e nos prepararmos para tudo que acontecerá depois, já com todas as economias em recuperação e as pessoas voltando a ter suas rotinas restabelecidas.

Ouvi alguns colegas falarem sobre os cortes nos investimentos em treinamento e desenvolvimento e sei que não existe mágica. Muitas das empresas que tomaram essas decisões enfrentam quedas drásticas em suas receitas ou em sua lucratividade.

Porém, imaginem uma situação: estamos em uma corrida de carros que, por algum motivo, foi interrompida, mas você tem certeza que ela será retomada em algum tempo. O que faz mais sentido para você? Estacionar o carro? Tirar algumas peças para deixar o carro mais leve? Ou talvez, ajustar o motor, trocar os pneus, encher o tanque e dar aquele descanso e ânimo para o piloto, pensando no momento que a corrida for retomada?

Acredito que a resposta é bastante óbvia e não precisamos nos aprofundar aqui para estarmos alinhados.

Então, por que não estamos fazendo isso em nossas empresas e nossos times? Por que não aproveitar essa “pausa na corrida” e investir pesado no treinamento dos nossos colaboradores?Por que não investir na preparação das equipes para a retomada e para estarem alguns passos à frente dos demais.

Sabemos que, na verdade, a corrida não está literalmente “parada”, mas sim um pouco mais difícil. Porém, ao mesmo tempo em que precisamos cuidar de tudo e entregar nossos planos anuais, nossos objetivos e metas, esse é o melhor momento para investir no desenvolvimento das competências individuais e na criação das competências organizacionais. Isso vai nos colocar numa posição de vantagem quando tudo começar a se normalizar, e só então nossos concorrentes começarão a se movimentar para fazer o que estou propondo ser feito agora.

Também confio que o nível de compromisso, engajamento e paixão dos colaboradores que virem suas empresas transformando esse momento difícil em uma oportunidade de ajudá-los a crescer e se prepararem para um futuro melhor será elevado para os mais altos patamares. O que, por sua vez, também ajudará a criar um ciclo virtuoso de resultados.

Eu tenho certeza que, como toda crise, essa que vivemos será superada. E é nessa certeza que eu confio para trabalhar com minha equipe na preparação para esses tempos que estão por vir, em que poderemos aproveitar todas as oportunidades e realizar todos os nossos objetivos!

E você? Como está se preparando para o futuro?

Milton Bragança

Milton Bragança é especialista em planejamento estratégico de Recursos Humanos, com larga experiência em projetos de liderança e desenvolvimento. Atualmente é diretor de Serviços de RH America Latina na Kantar.

Leia também:



Milton Bragança

Milton Bragança é especialista em planejamento estratégico de Recursos Humanos, com larga experiência em projetos de liderança e desenvolvimento. Atualmente é diretor de Serviços de RH America Latina na Kantar.






Real Skills: o futuro do trabalho já chegou Carreira

Real Skills: o futuro do trabalho já chegou
Três comportamentos que acabam com sua produtividade e você nem sabe Carreira

Três comportamentos que acabam com sua produtividade e você nem sabe
O seu sucesso futuro está sendo construído agora! Carreira

O seu sucesso futuro está sendo construído agora!
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!