Como criar e encontrar oportunidades no novo mundo

RENATA SPALLICCI

Carreira

06/10/2020

Como criar e encontrar oportunidades no novo mundo

Nossas carreiras e empresas não serão mais as mesmas, e quem se preparar melhor para a mudança terá mais chances de sucesso

6 min de leitura

O mundo mudou. Esta afirmação é uma realidade incontestável. Agora, o que nos resta é estar preparado para esse novo mundo. Se já estamos nos acostumando a uma realidade com máscaras e a uma série de medidas, que até há bem pouco tempo seriam impensáveis, temos que nos acostumar (e principalmente nos preparar) também com as mudanças para as empresas e no mercado de trabalho.

Por se tratar de uma crise global, os cenários em boa parte do mundo são muito semelhantes, o que faz com que tenhamos especialistas de todas as partes do planeta arriscando a prever e propor oportunidades para um novo e incerto futuro.

A fim de ajudar meus leitores na transição do “agora” para o próximo passo, reuni aqui alguns dos ensinamentos que tirei de vários artigos e estudos que li nesses últimos dias! Vamos lá?     

Oportunidades e incógnitas

Oportunidades e incógnitas

Pode parecer otimista demais, mas para a maioria dos analistas há mais oportunidades do que incógnitas para empreendedores e líderes empresariais, à medida que passamos da aguda crise econômica do bloqueio da pandemia para o período de reabertura gradual.

E, segundo eles, ao invés de agirmos apenas esperando que tudo volte ao “normal’, podemos tomar medidas proativas que auxiliem a nós mesmos, nossas empresas e equipes a prosperarem, enquanto fazemos essa transição.

Remodelagem do mundo

A repentina e massiva perturbação em nossa economia e sociedade acelerou uma série de mudanças que já estavam em andamento e está lançando uma luz sobre o que não vinha funcionando.

Nancy Giordano, futurista e fundadora da Play Big, Inc., compartilhou quatro mudanças significativas que fornecem uma estrutura para o design da nova economia, e que podem ajudar cada um de nós a explorarmos as oportunidades disponíveis. Eles incluem o futuro digital e o impacto da tecnologia em nossas vidas; as desigualdades econômicas e sociais que existem; nosso impacto no meio ambiente; e a força e design de nossas estruturas de suporte.

Poderíamos nos concentrar no que está “errado”, perceber o que não estava funcionando ou entrar em ação e criar um mundo melhor, mais inclusivo e mais colaborativo. As oportunidades estão na criação.

Uma nova gestão de equipes

A tendência para o trabalho freelance, independente e contratado antes da pandemia, estava se acelerando. Com os milhões de demissões ocorridas, levando o desemprego a níveis nunca vistos em todos os países do mundo, desde a Grande Depressão, é possível que 50% da população ocupada, ou mais, nunca mais volte aos empregos tradicionais. O que isso significa para nossos negócios?

Carl Camden, ex-CEO da Kelly Services e fundador e presidente da iPSE-U.S., diz que os velhos modelos de engajamento dos funcionários estão extintos. “Quase todos os aspectos do que ensinamos em ciência da gestão, planejamento de negócios e desenvolvimento de produtos são todos baseados em um modelo de emprego que agora está sendo destruído.”

Em um mundo onde seus melhores “funcionários” não trabalham mais exclusivamente para você, existem oportunidades para repensar e acelerar a formação de equipes, a rápida adaptação às novas culturas da empresa e ao que significa recrutar e reter talentos icônicos.

Curiosidade é essencial

A incerteza dos próximos 12-18 meses, exacerbada pela incapacidade de prever com precisão se tudo continuará a reabrir lentamente, ou se reabriremos e fecharemos novamente, significa que estaremos lidando com um elevado grau de incerteza.

Em vez de ficar frustrado com o que não podemos controlar ou desejar que as coisas simplesmente voltem ao normal, pode ser muito mais produtivo ficar curioso sobre o que está acontecendo, e o significado disso para o seu negócio. Como a incerteza pode me dar a chance de acelerar um projeto ágil de equipe? O que estávamos fazendo era realmente certo? E se o sucesso que tivemos antes nem chegar perto do que poderíamos alcançar, se mudarmos nossas suposições?

Foco no que pode controlar

Vocês certamente já viram comediantes de stand-up improvisando cenas, certo? E quando há dois, eles e suas ideias vão se somando e sucedendo? Bob Kulhan, o CEO e fundador da Business Improv, ensina organizações a aplicarem as técnicas de stand-up ao sucesso nos negócios, há mais de duas décadas.

Ele afirma que, quando as empresas se deparam com o imprevisível, “Sim e …” pode ajudá-lo a mover rapidamente o foco dos sentimentos atuais de impotência para o que você pode fazer. ‘Sim’ não significa que você goste do que está acontecendo. Significa que você reconhece o que é. ‘E’ leva você para um futuro mais atraente.


Todos agora são líderes

A liderança não será mais delegada àqueles com títulos acadêmicos e anos de experiência. Cada pessoa está sendo chamada para assumir o papel de protagonista, não importa o quão inexperiente ela seja. Desse modos,  para realmente aproveitar as oportunidades que este momento está proporcionando, precisamos ensinar ou treinar todos para desenvolverem a flexibilidade mental e agilidade, criatividade e pensamento crítico que costumávamos cobrar e esperar apenas dos líderes da gestão.

E você, está preparado para esse novo mundo? O que tem feito de novo em sua empresa e sua carreira diante dessa nova realidade?

Leia também:

Liderar é entender que nem todos são iguais e agir com empatia

Liderança – não existe mais espaço para o modelo comando-controle

A importância de liderança no novo normal

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br