Carreira

Atitudes para garantir seu sucesso na crise

Em tempos de crise, os profissionais bem qualificados e prontos para encarar os desafios são os que garantem suas posições. Saiba como se tornar indispensável à sua empresa com as atitudes e comportamentos corretos.

 22 de fevereiro de 2016
4 min de leitura

Atitudes para garantir seu sucesso na crise

A crise está aí, não há como negar e muito menos como controlar. Mas, se a crise em si foge ao controle, a forma de encará-la e de se comportar perante ela depende da atitude de cada um.

E isso vale para tudo. Para a vida pessoal, para a organização de finanças e como se comportar  no  trabalho, a fim de  manter o seu emprego. Claro que muitas empresas estão passando por cortes que  são determinados pela necessidade de redução de custos. Mas a diferença entre estar do lado dos que ficam e dos que são dispensados pode estar também na sua atitude.

Reclamar o tempo todo, não aceitar as mudanças realizadas na empresa como forma de adaptação à crise e ter pouca proatividade são alguns dos pecados em épocas como a que vivemos.

Para manter seu emprego e demonstrar que você é útil para a organização,  mais do que nunca, este é o momento   de buscar qualificação acadêmica.

Em momentos de crise, a primeira atitude que todos tomam é cortar as despesas. Seu desenvolvimento, porém, não pode e nem deve ser considerado uma despesa, mas sim, um investimento. Muita gente só se dá conta que precisa ter qualificação profissional quando está procurando um novo emprego. Por que então não fazer isso para garantir o seu trabalho? Quem melhor se qualificar terá maior chance de sobreviver no mercado por um bom tempo.

Ser proativo é outra competência que vai ajudá-lo  a ser necessário para sua empresa e, consequentemente, menos dispensável. Seja o primeiro a se candidatar para uma nova tarefa e tenha uma postura de arregaçar as mangas para colaborar e superar as dificuldades. Vá além daquilo que está no descritivo do seu cargo. Posturas assim são muito valorizadas quando  se tem muito trabalho a fazer e poucas pessoas para executar.

Procurar saber o que o mercado precisa, para assim se atualizar e se tornar mais competitivo também é outro fator que pode ser um importante diferencial. Esteja a par do valor de mercado de sua atividade profissional. Afinal, sabendo quanto vale seu passe no mercado, você poderá negociar melhores condições dentro da própria empresa ou alcançar novas posições em outras organizações.

Mas tenha sempre em mente que, no jogo corporativo, não há garantias. É sábio o profissional que entende que só pode contar consigo mesmo.  Então, conheça seus pontos fortes e fracos. Busque potencializar e mostrar os fortes, e melhorar os fracos. Só se conhecendo plenamente é que terá segurança para se manter empregável em qualquer momento econômico.

Boa conduta é essencial em tempo de crise

  • Seja propositivo e dê ideias de melhoria e inovações que possam fazer a diferença para a empresa.
  • Saiba o que seu gestor quer de você e procure superar as expectativas.
  • Aprenda novas tarefas que possam abrir oportunidade em outros departamentos da empresa.
  • Mantenha-se atualizado, fazendo cursos e se desenvolvendo na profissão. As vagas e promoções perseguem os mais preparados.

Esteja ciente de que, muitas vezes, a demissão é inevitável. Portanto, mantenha sempre uma rede de contatos e currículo atualizado.

Leia também:

Seja sempre transparente 

Como aproveitar as oportunidades em tempos de crise

Mulheres no trabalho em tempos de crise

Inteligência emocional 

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci