fbpx Grão saudáveis – Saiba o que são, quais são e como você pode consumi-los

Saiba quais sao os 7 grãos mais poderosos!

RENATA SPALLICCI

Dietas

11/04/2019

Os grãos superpoderosos

Conheça os 7 grãos superpoderosos e seus benefícios!

Uma alimentação saudável é fundamental para que tenhamos uma vida mais plena e feliz. Por isso, sempre trago para vocês artigos sobre alimentos que nos ajudam a  manter nosso organismo mais equilibrado. Já falamos sobre o abacate, a abobrinha, o grão-de-bico, a alfafa e outros superalimentos (veja abaixo as matérias). Hoje, quero falar sobre alguns grãos superpoderosos.

Com um elevado teor de nutrientes benéficos para o nosso organismo, esses superalimentos são naturais e contêm uma excelente quantidade de vitaminas, antioxidantes, minerais, aminoácidos e ácidos essenciais para a sua saúde.

E, além de fazerem muito bem ao nosso corpo, eles são fáceis de consumir e de entrar em nossa rotina diária, quer ver só? Acompanhe:

Conheça os 7 grãos superpoderoso

Conheça os 7 grãos superpoderosos

Linhaça 

Características

Repleta de fibras, ácido graxo ômega 3 e as ligninas, o alimento proporciona  diversos benefícios para a saúde, colaborando para a prevenção de inúmeras doenças. Possui efeito anti-inflamatório e auxilia no funcionamento do intestino.

Como consumir

Com frutas, em shakes e vitaminas, adicionada em saladas, iogurte e sucos, e até  polvilhada sobre frango e carnes. Você também pode incluí-la na preparação de farofas.

Quinoa

Características

Possui um teor relativamente elevado de vitaminas (vitaminas E e riboflavina) e minerais. Os lipídios de sua semente possuem um perfil semelhante ao dos óleos vegetais de boa qualidade, e a composição dos ácidos graxos assemelha-se à do óleo de soja.

Como consumir

Pode ser consumida cozida, de modo similar ao arroz, ou em combinação com outros ingredientes, em diferentes pratos: sopas, molhos, cereais matinais, dentre outros. A farinha pode ser utilizada na elaboração de mingaus, pudins,  pães, bolos, biscoitos e até massas.

Chia

Características

Contém boas quantidades de gordura, de proteína, de carboidrato, de fibra dietética, vitaminas e minerais, bem como uma quantidade alta de antioxidantes. A ingestão das gorduras presentes na chia auxilia na  prevenção e melhora de inúmeras doenças e reduz a incidência da obesidade.

Como consumir

Você pode misturar com suco, iogurte, sopa, ou qualquer tipo de leite, polvilhar na granola ou na salada de frutas.

Kefir

Características

Produzido por meio da fermentação do leite, este probiótico possui aspecto semelhante ao do Iogurte, mas o seu valor nutricional é muito superior. Melhora a imunidade e ajuda na desintoxicação do organismo. De fácil digestão, aumenta a resistência a infecções e diminui os níveis de colesterol ruim.

Como consumir

O kefir pode ser acrescentado a saladas, ou consumido com frutas, como morango e abacaxi. Você também pode ingeri-lo em torradinhas integrais como canapés.

Cúrcuma

Características

O pigmento fenólico curcumina é o principal composto da cúrcuma e lhe confere propriedade anti-inflamatória e antioxidante. Apresenta ainda ação estimulante, expectorante, aromática e contribui para melhorar as funções digestivas e alterações neurológicas. Auxilia na prevenção de doenças crônicas e autoimunes, distúrbios intestinais e problemas de pele.

Como consumir

Pode ser utilizada no preparo do arroz, feijão, sopas, caldos, saladas, e até mesmo no suco! Pode ser consumida fresca, com sua raiz cortada em rodelas, ou em pó, misturada na água do preparo desses alimentos.

Amaranto

Características

Possui vitamina C e pró-vitamina A em níveis significativos, além de atender às necessidades da maioria de vitaminas. O amaranto possui também concentrações expressivas de minerais, como potássio e ferro, e alta biodisponibilidade de zinco, magnésio e cálcio. O alto valor nutritivo da proteína faz com que o grão de amaranto seja aplicável, tanto na fortificação de farinhas de trigo, milho e tubérculos, como na elaboração de produtos farináceos isentos de glúten.

Como consumir

O amaranto pode ser consumido de diversas maneiras: pode ser adicionado nas saladas, cozido e consumido em substituição ao arroz e feijão, ou adicionado em sopas. Os flocos de amaranto podem ser acrescentados  às frutas, iogurtes, sucos e vitaminas. O alimento também pode ser preparado como uma pipoca. Basta colocar uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira, tampar e esperar estourar. As pipocas de amaranto têm o tamanho correspondente a dois milímetros.

Aveia

Características

O grande diferencial da aveia são suas fibras, mas ela ganha pela qualidade, e não pela quantidade, principalmente devido às beta-glucanas, que trazem diversos benefícios ao organismo. Ela também carrega magnésio, zinco, ferro, proteínas, fósforo, carboidratos e cálcio.

Como consumir

Utilizada tanto em flocos como em farelos, pode ser adicionada em vitaminas, mingaus, polvilhada em frutas e até usada em pratos salgados.

Leia também:

Os benefícios da alfafa

Grão-de-bico é saboroso, saudável e  ajuda na perda de peso

Os benefícios da abobrinha para a perda de peso

Busque seu propósito. Deixe seu legado

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br