Dietas

Dieta do vinagre de maçã funciona?

Todos os prós e contras da dieta que promete perda de peso e melhorias na saúde.

 14 de agosto de 2018
8 min de leitura



Se há um mercado que não para é o das dietas. A cada dia uma nova fórmula surge e, a cada novidade que pinta, mais e mais pessoas me perguntam. “Rê, a dieta X funciona, e a Y?” Por isso, faço questão de estar sempre antenada e por dentro de tudo o que aparece por aí para poder dar informação de qualidade para vocês!

E sobre uma dieta que muita gente tem me perguntado é a do vinagre de maçã! A verdade é que, quando se trata de emagrecer, infelizmente, as pessoas procuram algo que possa funcionar como uma bala mágica. E o vinagre de maçã (ACV) entra neste tipo de superalimento. Ele é um tipo de vinagre feito com maçãs esmagadas (sem o suco), bactérias e leveduras, é um alimento fermentado que pode ser usado de várias maneiras, desde saladas até remédios caseiros para afastar o resfriado comum. E também vem sendo o ingrediente-chave de um método de perda de peso conhecido como, é claro, a dieta do vinagre de maçã.

Um protocolo de desintoxicação  

Dieta do Vinagre de Maçã

Mais do que um método de emagrecimento, a dieta de vinagre de maçã é um protocolo de desintoxicação que, segundo seus
defensores, vai promover a perda de peso, regular o açúcar no sangue, reduzir o apetite, equilibrar o pH do corpo, baixar o colesterol alto, melhorar a digestão, estimular o sistema imunológico, fornecendo probióticos (boas bactérias) ao intestino, remover toxinas e fornecer enzimas ao corpo.

Muitas vezes, o protocolo é recomendado como uma maneira de iniciar um plano de vida mais sustentável e de longo prazo, para perda de peso e manutenção.

Como a dieta do vinagre de maçã supostamente funciona?

Segundo Stephanie Schiff, nutricionista do Hospital Huntington, em Huntington, Nova York, o principal fator do vinagre de maça é funcionar como um inibidor de apetite, acelerando o metabolismo e ajudando a reduzir a retenção de líquidos. “Como o vinagre de maçã é fermentado e contém bactérias saudáveis de ​​que o sistema digestivo necessita para permanecer saudável e equilibrado, a sua ingestão pode reduzir a inflamação geral e contribuir para a perda de peso”, explica.

O que a ciência diz sobre a dieta do vinagre de cidra de maçã?

Embora haja muito burburinho sobre a dieta do vinagre de maçã, não existem evidências concretas para apoiar sua eficácia.

Quando se trata de provas diretas de que o consumo de vinagre de maçã está ligado à perda de peso, há alguns estudos interessantes: pesquisas japonesas de 2009 descobriram que o vinagre ajuda na perda de peso em animais, mas, é claro, não  necessariamente há um paralelo com o consumo de vinagre de maçã em humanos.

Outro estudo de 2013, publicado no Journal of Chiropractic Medicine, descobriu que o vinagre de maçã, adicionado a outros elementos, ajudou um grupo de homens e mulheres perderem um pouco mais de 4 quilos em 21 dias. Vale observar, no entanto, que os sujeitos do estudo também ingeriram uma dieta de calorias reduzidas que variou de 1.200 a 1.800 calorias por dia. Por essa razão, os pesquisadores não podem dizer se foi ou não o vinagre de maçã que contribuiu para o sucesso da perda de peso dos participantes.

O Journal of American Dietetic Association publicou também um estudo que  mostrou o potencial do Vinagre de maçã para reduzir o consumo de calorias. Os pesquisadores descobriram que os participantes que bebiam o produto misturado à água e limão, antes de uma refeição, consumiam até 275 calorias a menos durante o resto do dia.

Há evidências potencialmente mais sólidas de que o vinagre de maçã pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. “Estudos sugerem que ele pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, diminuindo a absorção de carboidratos em algumas pessoas”, diz Schiff. Graças a este efeito de estabilização do açúcar no sangue, pode ajudar, como consequência, na perda de peso.

Quem é um bom candidato para a dieta de vinagre de cidra de maçã?

Se você sofre de refluxo ácido, uma condição comum marcada pela azia provocada pelo ácido estomacal que flui de volta para o esôfago, pode ser que a dieta de vinagre de maçã seja recomendada, observa Schiff. “Isso pode ajudar a neutralizar o pH no estômago, ou pode ajudar a apertar o esfíncter esofágico inferior, impedindo que o ácido borbulhe”, diz ela. “Diz-se que vinagre de maçã se torna alcalino no intestino, o que pode ser benéfico para a digestão e para o corpo em geral. Mas até isso é discutível”, revela.

A dieta de vinagre de maçã não prescreve nenhum outro alimento além de duas colheres da bebida, que deve ser consumida diariamente misturada com água ou suco.

Além de quem tem refluxo, a maioria das pessoas saudáveis ​​poderia dar uma chance à dieta de vinagre de maçã, mas sempre verificando com seu médico, especialmente se você tomar algum medicamento.

Quem não deve fazer a dieta do vinagre de maçã?

Há indícios de que o vinagre de maçã diminui a absorção dos alimentos, por isso pessoas com condições como a hipocalemia, marcada pela diminuição do potássio no organismo, ou qualquer pessoa tomando medicamentos, como diuréticos comuns para a pressão alta, que podem reduzir o potássio, não devem fazer a dieta.

E ainda ela pode ser perigosa para pacientes diagnosticados com diabetes tipo 1, já que reduz o açúcar no sangue. “O que é benéfico para os pré-diabéticos e as pessoas com diabetes tipo 2 pode se tornar um problema para quem tem diabetes tipo 1, pois pode causar queda acentuada nos níveis de açúcar no sangue, levando à hipoglicemia”, diz a nutricionista.

O que você pode comer?

A dieta não prescreve outro alimento que não seja a bebida, que deve ser consumida juntamente com uma dieta saudável regular. “Você deve comer refeições balanceadas que incluam gorduras anti-inflamatórias e saudáveis ​​para o coração, proteína de qualidade e uma abundância de vegetais e algumas frutas”, diz Keith Kantor, Ph.D., nutricionista líder e CEO da Nutritional Addiction Mitigation Eating.

Outro ponto a se atentar é que o vinagre de maçã tem um pH baixo,  e é  preciso enxaguar bem os dentes depois de bebê-lo, para não enfraquecer o esmalte dos dentes e torná-los mais sensíveis.

Bom, é isso! E uma coisa é certa, né? Se você quer perder peso, a inserção do vinagre de maçã na sua dieta deve vir acompanhada de uma reeducação alimentar e atividades físicas, para que os resultados sejam mais eficientes, e o emagrecimento ocorra de forma saudável. É o que eu sempre digo: não existe fórmula mágica ou atalho para um corpo dos sonhos! Só muita dedicação, disciplina e reeducação alimentar!

Leia também:

Grão-de-bico é saboroso, saudável e ainda ajuda na perda de peso

Sopa proteica: boa para o inverno, para perder peso e ganhar músculos 

Os benefícios da abobrinha para a perda de peso

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci