fbpx Dançar-emagrece – Dançar pode ser uma excelente opção para perder peso e queimar gordura - Renata Spallicci

Dia internacional da Dança! Dançar faz bem!

RENATA SPALLICCI

Fitness

29/04/2019

Dia Internacional da Dança – Dançar emagrece o corpo e faz bem à alma!

Dançar pode ser uma excelente opção para perder peso

Hoje é o Dia Internacional da Dança, e eu como uma amante do ballet não poderia deixar esta data passar em branco! Afinal, a dança foi a minha porta de entrada para o mundo dos esportes e das artes e  me ensinou atitudes como disciplina, resiliência, determinação, humildade, foco… Enfim, posso fizer que muito do meu caráter foi moldado pelo ballet. E, cada vez mais, a dança e o mundo fitness se aproximam. Eu mesma sou um exemplo disso. Por ter passado toda a minha infância e juventude nos palcos da dança, me tornei uma atleta profissional, sem nunca abandonar o amor pelas sapatilhas.

Assim como eu, vemos também várias modalidades fitness  tendo como inspiração as danças. Do Samba Fitness, criado pela minha amiga Mayara Santos ao Ballet Fitness da Betina Dantas, passando pelo Yambo e Dance Move do querido Alan Brasil (veja matérias que fiz com eles nos links abaixo), até a popular Zumba, todas as modalidades têm algo em comum: unir o prazer da dança com o bem-estar e condicionamento físico do esporte.

Por isso, neste Dia Internacional da Dança, separei algumas dicas para quem quer aproveitar a delícia da dança para perder peso e ganhar melhor condicionamento físico! Vamos lá!

Dançar emagrece!

Dia internacional da Dança

Segundo estudos realizados por cientistas na Inglaterra, uma aula de dança de rua, swing ou contemporânea, com duração de 30 minutos, poderia ser mais benéfica para perda de peso do que esse mesmo tempo na academia.

Para chegar a essas descobertas, uma equipe de pesquisadores do Departamento de Ciências do Esporte e do Exercício da Universidade de Brighton analisou um grupo de estudantes de 24 a 38 anos.

Os 15 dançarinos da Academia da Cidade de Londres participaram de uma série de aulas de dança, durante as quais os pesquisadores mediram a frequência cardíaca, a distância percorrida, a energia gasta e os estados psicológicos.

E a surpresa foi descobrir que os participantes das classes de dança queimaram mais calorias do que correndo, pedalando ou nadando pelo mesmo período de tempo.

Ao longo da aula de 30 minutos, os dançarinos queimaram uma média de 293 calorias, em comparação com 264 para correr, 258 para futebol e 249 para natação.

E, além de ser uma atividade que ajuda a queimar calorias, dançar é algo prazeroso e  une outros elementos que vão além dos exercícios físicos: a música, a coordenação motora, o alívio do estresse e, principalmente, a melhora de autoestima.

O Dr. Nick Smeeton, da Universidade de Brighton, responsável pela pesquisa, comprovou: “A dança não só aumenta positivamente e reduz as emoções negativas, que são efeitos típicos do exercício, mas também reduz os sentimentos de fadiga.”

Por estes motivos, principalmente para quem não curte muito academia, a dança pode ser uma excelente opção para emagrecer 

Tipos

Os estilos de dança variam de acordo com a técnica, ritmo, complexidade do movimento e duração. Você pode determinar a taxa e os resultados de sua própria perda de peso pelo seu nível de intensidade, frequência e duração de seu treino de dança em conjunto com uma dieta balanceada.

Há uma infinidade de estilos de dança  que  você pode escolher. Ter opções diferentes é benéfico, porque você pode descobrir que não gosta particularmente de um tipo de dança, mas gosta muito de outro. A chave para a perda de peso na dança é o movimento constante e de alta energia, usando grandes grupos musculares.

Movimentos e calorias

Estilos de dança que exigem certos movimentos são muito benéficos. Aprenda danças que se concentram na utilização do movimento central. O core inclui os músculos abdominais internos, externos e laterais, juntamente com os músculos da região lombar e a musculatura que sustenta a coluna. Engajar e fortalecer seu core pode proteger suas costas de lesões, aumentar o seu metabolismo e permitir que você faça mais facilmente outros movimentos de dança com controle e facilidade.

Muitos fatores diferentes determinam quantas calorias você realmente queima enquanto dança. Porém, um treino de dança eficaz para a perda de peso inclui aumentar a frequência cardíaca para 50 a 85% da frequência cardíaca máxima.

Benefícios para a saúde

Além da perda de peso, dançar como uma forma de exercício tem muitos outros benefícios para a saúde. Diferentes estilos de dança podem melhorar a circulação sanguínea, equilíbrio e postura, aumentar a flexibilidade e coordenação, reduzir a pressão arterial elevada e o risco de doença cardíaca, ajudar a reduzir o estresse e fornecer condicionamento cardiovascular. E mais:  a dança permite o movimento livre de todo o corpo,  envolvendo a função cerebral através da criatividade.

Não importa o estilo, a chave é encontrar algo de que você goste para que o tempo passe mais rápido. Dança de salão queima calorias, dança havaiana pode moldar quadris bonitos, dança africana pode ajudá-lo a afinar sua cintura, e dança moderna pode colaborar a construir músculos fortes.

Se ainda não se sente confortável para entrar em uma academia de dança, não se esqueça:  a maneira mais fácil de entrar no ritmo é colocar uma música animada em casa e simplesmente dançar! Até mesmo as tarefas domésticas sem graça podem se tornar mais agradáveis com um pouco de dança!

Ah! E se quiser uma mãozinha, o meu método de emagrecimento Finalmente Magro conta com vídeos que mostram  diversas coreografias exclusivas criadas pelo Alan Brasil para você fazer em sua própria casa e com resultados comprovados! Além da modalidade de música, você receberá um plano de alimentação e todo um material baseado nos seis pilares do FM (mentalidade, organização, alimentação, atividade física, hidratação e descanso) que vão  ajudá-lo a perder peso de uma vez por todas!

Leia também:

Esporte e dança com Alan Brasil   

Ballet Fitness – dos palcos para as academias

Samba e Fitness – Tudo a ver

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br