Fitness

O limite entre a estética e a saúde

4 min de leitura

O limite entre estética e saúde

Qual o limite entre beleza e saúde? As dietas da moda realmente funcionam? Saiba a resposta dessas perguntas em matéria especial com o nutrólogo Roberto Navarro

 3 de fevereiro de 2016

Ter um corpo bonito e saudável é uma busca constante para muita gente. Principalmente em um mundo onde a imagem é cada vez mais valorizada e corpos idealizados brilham diariamente nos anúncios de televisão e nas redes sociais.

Entretanto, essa procura pelo corpo ideal, muita vezes, pode levar o indivíduo a atravessar o perigoso limite entre estética e saúde. E é aí que muitas pessoas  acabam entrando em dietas malucas que prometem (e nunca cumprem) verdadeiros milagres.

De acordo com o médico nutrólogo, Dr. Roberto Navarro, especialista na área pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, qualquer dieta só pode ser prescrita após uma avaliação global e individualizada do paciente. “O organismo humano é a integração de vários órgãos e sistemas que, para se manterem saudáveis, dependem de um adequado aporte nutricional, produção hormonal em nível ótimo e metabolismo em equilíbrio. Antes de pensar em qualquer tipo de dieta, seja para emagrecer, para ganhar massa, para ganhar peso ou qualquer outro objetivo, é fundamental a avaliação de um médico nutrólogo que vai identificar as necessidades daquele indivíduo no que se refere à alimentação.”

A nutrologia é uma especialidade médica que previne, diagnostica e trata todas as doenças que tenham como causa ou consequência alterações nutricionais, tais como: obesidade, sobrepeso, magreza excessiva, desnutrição, hipovitaminoses, diabetes, dislipidemia (alterações do colesterol e/ou triglicérides), osteopenia e osteoporose, bulimia e anorexia nervosas, má absorção de nutrientes devido a  doenças do estômago e intestino, além de atuar na orientação nutricional para o idoso, gestante, adolescente, criança, esportistas, após cirurgia bariátrica (redução do estômago), nutrição hospitalar, etc.  “Muita gente confunde o trabalho do nutrólogo com o do nutricionista. Nós temos a função de, por meio de exames clínicos e laboratoriais, entender as deficiências ou excessos do paciente no que se refere à alimentação e dar orientações a respeito de uma alimentação mais balanceada, visando preservar a saúde. O nutricionista entra em uma segunda etapa. Ou seja, após este nosso diagnóstico, ele vai montar uma dieta individualizada, ensinando hábitos mais saudáveis e os nutrientes corretos em suas devidas proporções”, elucida o Dr. Navarro.

O perigo das dietas da moda

De tempos em tempos, surge uma nova dieta que promete resultados imediatos. Dieta das cores, da lua, da proteína, e tanta outras. Mas todas elas não levam em consideração a necessidade de uma dieta equilibrada, bem como não respeitam a individualidade.

Segundo o nutrólogo, qualquer dieta que não contiver todos os macronutrientes minerais e vitaminas, que são aqueles necessários em grandes quantidades no organismo e que fornecem energia ao corpo, como carboidratos, lipídios e proteínas, e os micronutrientes, necessários em menores quantidades, porém fundamentais na manutenção do organismo, são prejudiciais ao organismo em médio e longo prazos. “A pessoa vai alcançar o resultado rapidamente, mas não de forma saudável e, provavelmente, depois ganhará novamente o peso que perdeu no perigoso efeito sanfona (emagrecer e engordar repetidamente). Estudos indicam que pessoas que sofrem do efeito sanfona aumentam em duas vezes os riscos de doenças –  diabetes, hipertensão e todas as outras que estão diretamente ligadas à alimentação”, alerta.

Por isso, o melhor a fazer para ficar feliz com a balança, mas, principalmente, ter uma vida saudável é buscar sempre a orientação de um médico nutrólogo e associar a dieta a práticas saudáveis,  como atividades esportivas e reeducação alimentar.

Leia também:

Aumentar de peso não significa necessariamente engordar

Saiba o que é a biotipologia alimentar

                            Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci






As sete tendências de fitness para 2021 Fitness

As sete tendências de fitness para 2021
É tempo de se exercitar ao ar livre? Fitness

É tempo de se exercitar ao ar livre?
Muito tempo parado: Como evitar risco de lesão? Fitness

Muito tempo parado: Como evitar risco de lesão?
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!