fbpx Gadgets-no-esporte– Altamiro Bottino, coordenador científico do São Paulo Futebol Clube, fala sobre o uso da tecnologia para atletas de alto rendimento e amadores.

RENATA SPALLICCI

Fitness

11/07/2019

Os gadgets no esporte

Saiba como a tecnologia pode melhorar seu treino e seu desempenho

Eu sou uma apaixonada por tecnologia! Se esta tecnologia pode ser aplicada no esporte, então… o interesse é ainda maior! E, nesses encontros felizes da vida, eu tive a oportunidade de conhecer o Altamiro Bottino, profissional de educação física, especializado em ciência do futebol, coordenador científico do São Paulo Futebol Clube, e uma pessoa que está sempre antenada com o que de mais moderno existe em termos de tecnologia para o esporte.

É claro que eu bati um superpapo com ele sobre o tema para compartilhar com vocês as novidades e expor o quanto os gadgets estão mudando o mundo do esporte de alto rendimento e também o esporte amador! Vamos conferir a conversa?

A tecnologia invade o esporte

Renata Spallicci – O mundo dos esportes está cada vez mais tecnológico. Como os gadgets podem ajudar os atletas, tanto os de alto rendimento como os amadores?

Altamiro Bottino – O primeiro grande avanço nos gadgets foi a capacidade de receber a informação em tempo real. Isto significa poder analisar e promover uma mudança da condução do treino. Até então as poucas ferramentas disponíveis eram usadas e só depois do treino os dados eram descarregados e analisados. E, muitas vezes, quando havia alguma inadequação, não era possível corrigir. O segundo momento foi o armazenamento em nuvem, o que dá acesso aos diferentes profissionais que queiram acompanhar e contribuir com o sucesso do treino.Além disso, a massa de dados permite melhor visualização da progressão e até mesmo análises comparativas com pessoas com o mesmo espectro de treino e de características físicas e objetivos iguais.O uso de Big Data e de machine learning está revolucionando a interação do dispositivo com o usuário. Algoritmos matemáticos cada vez mais sensíveis e precisos dão maior robustez nos gráficos e relatórios gerados.

Renata Spallicci – Quais as principais novidades em termos de gadgets que destacaria hoje?

Altamiro Bottino – A integração com a rede de celulares, facilitando a observação remota em tempo real por outros profissionais, a incorporação de GPS, acelerômetros, inclinômetros e giroscópios aos dispositivos. Isto permite captar qualquer movimento executado, analisando a magnitude de cada um.Os maiores avanços surgiram no uso de tecnologias integradas para medir batimento cardíaco no punho e o uso de espectroscopia de infravermelho para analisar o fluxo sanguíneo.Talvez a maior novidade seja o monitoramento do sono. Quantidade e qualidade agora podem ser desmembradas e observadas. A quantidade de movimento, os ciclos e fases do sono.

Renata Spallicci – Pode nos dar um breve resumo de cada um deles?

Altamiro Bottino – A maioria dos novos dispositivos incorpora as funções mais comuns de relógios, agregando recursos para análise dos treinos. Hoje é possível analisar o gasto energético da atividade, o nível de estresse, o cansaço, e até identificar a fonte de energia utilizada para executar o exercício. Sempre que a intensidade sobe, há produção de metabólitos, dos quais o mais conhecido é o lactato. Por espectroscopia infravermelha é possível identificar o aumento dele na corrente sanguínea, sem precisar retirar amostras de sangue.

Renata Spallicci – O que você vê hoje sendo utilizado pelos atletas de alto desempenho, e que logo deve estar disponível para todos?

Altamiro Bottino – Os analisadores metabólicos, os sensores de movimento para análise de desequilíbrios de cadeias musculares e os sensores de pisada (baropodometria dinâmica).

Renata Spallicci – O que estas inovações podem proporcionar de avanço para a longevidade e qualidade de vida?

Altamiro Bottino – A integração com bases gigantescas de dados populacionais oferece informação útil na estratificação de perfis, a geração de alertas sempre que os valores se apresentarem fora da curva padrão do indivíduo, possibilitando correção. E ainda servirão como estímulo para maior aderência em programas regulares de exercício físico.

Renata Spallicci – Se tivesse que sugerir um kit básico de gadgets para uma pessoa que pratica atividades físicas regularmente e pretende melhorar seu desempenho, o que sugeriria?

Altamiro Bottino – Pensando em custo baixo, uma pulseira com os recursos básicos citados acima. A Mi Band 4 da chinesa Xiaomi vendeu 1 milhão de unidades nos 8 primeiros dias de seu lançamento. Chegou a vender 5 mil pulseiras por hora. Em 2018, a versão 3 precisou de 17 dias para alcançar este número.Entre os mais sofisticados, temos o Garmin Fenix 5X, o Polar Vantage V e o Oura.

Renata Spallicci – Hoje um atleta não consegue uma performance positiva sem a ajuda da tecnologia?

Altamiro Bottino – Consegue, sim. A grande diferença é o preço que pagará por isso.
Sem usá-las, ele pode atingir o máximo provocando sobrecargas ao corpo e seus sistemas. A tecnologia permite atingir níveis ótimos (e não máximos), o que garantirá maior sustentabilidade e este é o grande segredo para a evolução das marcas desempenho). Interrupções provocadas por excessos são os maiores inimigos da performance.

Acredito que esta última resposta do Altamiro resume bem o que penso sobre o uso da tecnologia! Ela não tem somente o objetivo de melhorar nosso desempenho, mas sim, de nos proporcionar  o exercitar com segurança, evitando lesões e outros problemas de saúde.

Vejo que, em um futuro próximo, todos teremos ainda mais dados sobre nosso metabolismo em nossos pulsos,  ajudando-nos a ter uma vida com mais qualidade e mais saudável!

Leia também

Como monitorar seu treino e dieta. Eu fiz o teste genético de DNA e aprovei

Dez maneiras de melhorar seus treinos 

10 tendências fitness mais importantes para 2019

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br