Gestão e Liderança

Como escolher melhores colaboradores para o seu time

6 min de leitura

Como escolher melhores colaboradores para o seu time

Sete formas de encontrar, contratar e avaliar sua equipe

 15 de julho de 2021

A Apsen realizou um processo seletivo totalmente inovador: o Brilhe na Apsen! Foram 160 vagas para representantes comerciais, espalhados por todo o Brasil, em um processo seletivo 100% digital e altamente inclusivo.

Nosso modelo, criado em parceria com a startup Taqe, teve uma plataforma com testes comportamentais e quiz ao vivo, além de termos utilizado a inteligência artificial para a seleção dos candidatos e um processo totalmente diferenciado, com dinâmicas on-line, testes de raciocínio lógico e conhecimentos gerais, aplicados de forma lúdica e divertida.

Quanto custa contratar de forma errada

Quanto custa contratar de forma errada

Ter foco em um processo de seleção é essencial;  afinal, se o custo de contratar a pessoa errada é alto,  o custo de mantê-la  é ainda maior. De acordo com uma renomada  ecrutadora do mercado, o custo real de trazer um novo funcionário é de R$ 240.000,00. Mas, se você mantiver o funcionário contratado de modo equivocado por, digamos, dois anos e meio antes de demiti-lo e substituí-lo, essa má contratação terá custado cerca de R$ 840.000,00, uma vez que se deve levar em consideração a remuneração total, contratação, custos de interrupção, indenização, e assim por diante.

Por isso, saber como contratar ótimos funcionários é cada vez mais importante! E, em um mundo bastante competitivo e carente de profissionais qualificados, confiar apenas no instinto não é suficiente para localizar, contratar e avaliar adequadamente. É preciso também se valer das habilidades e estratégias certas. Confira sete dicas essenciais para os processos seletivos:

1. ENTENDA OS VALORES DE SUA EMPRESA

Antes de determinar como contratar funcionários adequados, você deve entender quem você é como empresa. Como líder, você define o padrão da cultura e dos valores essenciais de sua empresa, que são facilmente evidentes na experiência do cliente. Quando você dirige uma empresa, está liderando um grupo de pessoas com necessidades e sentimentos, bem como habilidades e cargos. Sem a capacidade de comunicar sua visão e o que sua empresa representa, seu processo de recrutamento fracassa.

2. APROVEITE SUA REDE

Alavancagem é um conceito-chave de negócios que significa usar os recursos de que você dispõe para atingir seus objetivos. Em termos de aprender como encontrar bons funcionários, desenvoltura significa olhar para sua rede, incluindo referências de seus funcionários atuais, grupos idealizadores ou mentores e até mesmo mídias sociais. Cerque-se de pessoas inteligentes e trabalhadoras – e incentive-as a compartilhar seu anúncio de emprego.

3. PROCURE AJUSTE COM SUA EQUIPE

Em um estudo, 86% dos executivos disseram que a má colaboração é uma das principais causas do fracasso empresarial. Eles entendem que o trabalho em equipe tem um efeito direto na produtividade e na lucratividade. Avalie sua equipe atual e, em seguida, use a mesma ferramenta para contratar ótimos funcionários. Isso o ajudará a entender as habilidades pessoais, o tipo de personalidade e os estilos de comunicação que cada contratação em potencial pode trazer para sua equipe.

4. PRIORIZE AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO

Estudos indicam que as habilidades de comunicação do funcionário recrutado superam qualquer outro atributo no momento da contratação. Os pesquisadores entrevistaram cerca de mil recrutadores que solicitaram contratações em potencial nos campi das escolas de negócios. Esses recrutadores colocam habilidades de comunicação como falar, ouvir, escrever e se apresentar no topo de sua lista de características desejáveis.

Por que uma chamada “habilidade leve” como a comunicação desempenha um papel tão importante no aprendizado de como contratar ótimos funcionários? As habilidades de comunicação são mais evasivas do que as habilidades básicas, como conhecimento técnico, distinguindo o talento médio do talento exponencial.

5. AVALIE OS NOVOS FUNCIONÁRIOS

Suas responsabilidades não terminam depois de decidir sobre o candidato ideal e contratá-lo. Você deve integrá-lo corretamente e acompanhar seus primeiros dias, ou até meses de trabalho, de forma presente e constante.

6. PARTICIPE DA COMUNICAÇÃO DIÁRIA

Faça uma atualização diária durante os primeiros 30 dias dos novos colaboradores. Ao se envolver na comunicação diária com eles, você é capaz de localizar e resolver problemas. Faça três perguntas aos seus novos contratados no final de cada dia:

Ao solicitar um feedback honesto de seus novos contratados, você também pode apontar áreas nas quais  os processos de treinamento ou operações gerais precisam ser renovados. Essa ferramenta simples e eficiente pode economizar centenas de milhares de reais.

 7. TRABALHE SUAS HABILIDADES DE LIDERANÇA

Uma empresa é tão forte quanto as habilidades de seus líderes. Aprenda como construir melhores conexões – uma das maneiras fundamentais de contratar bons funcionários -, uma vez que é esse relacionamento que, em última análise, mantém sua empresa unida. Trabalhe em suas habilidades de comunicação para criar uma cultura de inovação estratégica em que a criatividade e a solução de problemas possam florescer – e isso cria fanáticos funcionários que desejam trazer mais talentos.

Suas práticas de contratação podem fazer seu negócio prosperar ou quebrar. Quando você entende como contratar funcionários, por meio de um sistema de integração cuidadoso e estratégico, é capaz de criar uma equipe multifuncional apaixonada que vai prosperar junto com você e sua empresa!

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

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