Gestão e Liderança

ria.jpg

5 min de leitura

Ria mais, lidere melhor

Saiba como o riso pode ajudar no ambiente de trabalho e na gestão de equipes

 13 de maio de 2021

Você sabia que o humor pode ajudar muito no ambiente de trabalho, principalmente na gestão de equipes?

Naomi Bagdonas, professora da Stanford Graduate School of Business, na Califórnia, e Connor Diemand-Yauman, membro do Consórcio da McKinsey para Inovação de Aprendizagem, explicam os benefícios de liderar equipes de forma bem-humorada em ambientes de negócios e em um novo mundo de interações remotas.

Eles trabalham com executivos e equipes de vários setores, ajudando-os a descobrir como levar mais humor para as suas empresas e colaboradores, pois isso pode melhorar muito os resultados.

Por causa da pandemia, a maneira como interagimos e colaboramos com nossos colegas de trabalho mudou drasticamente. E, neste contexto, é mais difícil do que nunca fomentar a criatividade, o bem-estar e a conexão em nossas equipes, já que não podemos nos reunir nem para um simples bate-papo.

Neste novo mundo de trabalho remoto, em que raramente vemos nossos colegas pessoalmente, a pesquisa revela que o humor é uma das forças mais poderosas que uma companhia detém para construir uma conexão genuína, bem-estar e segurança intelectual entre nossos colegas.

O desafio é mergulhar na neurociência do riso, pois, quando rimos, nosso cérebro libera um coquetel de hormônios, que nos faz mais felizes, menos estressados, ligeiramente eufóricos e mais confiantes. Isso significa que, quando rimos com os colegas, não estamos apenas nos divertindo, mas também estamos produzindo um poderoso coquetel de hormônios que pode literalmente mudar a química de nosso cérebro. A pesquisa mostra que rir tem efeitos incomparáveis em nossa neuroquímica e comportamentos, tornando o nosso cérebro mais preparado para a conexão, mais criativo e engenhoso e mais resistente ao estresse.

A oxitocina, por exemplo, estimula o cérebro a criar laços emocionais, a confiar mais nos outros. Isso explica por que a oxitocina também é liberada quando as pessoas fazem sexo e quando as mães dão à luz, momentos em que, evolutivamente falando, nos beneficiamos de sentimentos de proximidade e confiança com a pessoa envolvida, mesmo que a relação seja nova.

O humor também afeta a memória, ao inundar nossos centros de recompensa com dopamina. Esse sentimento nos torna mais engajados no momento e nos ajuda a lembrar de mais conteúdo após um fato. Em um estudo, pesquisadores descobriram que as pessoas que assistiram a um filme humorístico antes de fazer um teste de memória de curto prazo recordaram mais do que o dobro de informações do que as de um grupo que não assistiu. Portanto, comece a incluir o humor no seu dia a dia o mais rápido possível!

Estes são apenas alguns dos muitos benefícios do humor, que podem ser úteis ao dar instruções, manter a calma para cumprir uma tarefa dentro de um prazo curto ou até mesmo para escapar de uma situação difícil.

É importante nos lembrarmos de que estamos programados para responder ao humor de maneira que nos beneficiem e às culturas de nossa equipe. E pense no impacto dessa alquimia neuroquímica nas equipes virtuais. Remotamente, compartilhamos muito menos experiências e pontos de referência comuns, mas, quando rimos juntos, nossos cérebros estão disparando os mesmos hormônios ao mesmo tempo,  aconselhando-nos a confiar mais uns nos outros e a tornar essas interações bidimensionais mais memoráveis.

Experimentar a mesma explosão de hormônios de prazer, mesmo a centenas ou milhares de quilômetros de distância, é algo poderoso. E tudo isso pode acontecer graças ao coquetel de hormônios liberado pelo cérebro enquanto rimos.

Essas mudanças trazem resultados até mesmo para a forma como outras pessoas nos enxergam. Líderes com senso de humor são considerados 27% mais motivadores e admirados. Seus funcionários são 15% mais engajados e suas equipes têm duas vezes mais chances de resolver um desafio de criatividade.

Então, a questão é que o humor não serve apenas para diversão, embora isso seja muito legal. Mas também é uma habilidade valiosa  para cargos de liderança, assim como a comunicação e a autoconsciência.

Pelo exposto, é importante que, ao retornarmos à rotina diária desse novo normal bizarro que estamos vivendo, tenhamos em mente estes três tópicos: Primeiro, é hora de se tornar remotamente engraçado. O riso atua em nosso cérebro e em nosso comportamento de maneira profunda e é mais valioso do que nunca neste novo mundo de trabalho remoto.

Em segundo lugar, diga sim. Observe as pequenas oportunidades de humor e leveza de seus colegas e as aceite. Construa algo com base  nisso.

E, por fim, cultive ativamente seus rituais e suas histórias. Crie novos hábitos que o ajudem a se manter conectado e a impulsionar a leveza em sua empresa, mesmo quando estiver em trabalho remoto. E nunca se esqueça de continuar encontrando motivos para sorrir.

Leia também:

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci






Mapa de Processo – Eficiência e Agilidade Gestão e Liderança

Mapa de Processo – Eficiência e Agilidade
Pré-Aquecimento! Vamos nos preparar para o pós-crise! Gestão e Liderança

Pré-Aquecimento! Vamos nos preparar para o pós-crise!
Transformação digital na indústria farmacêutica Gestão e Liderança

Transformação digital na indústria farmacêutica
1 2 3 4 5 6 7 8 9


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!