fbpx Renata Spallicci - apsen-solidariedade-coronavírus– com iniciativa de colaboradora, Apsen fabrica máscaras para doação.

Coronavírus: a solidariedade faz a diferença

RENATA SPALLICCI

Saúde

16/04/2020

Coronavírus: a solidariedade faz a diferença

Colaboradora da Apsen lidera ação de solidariedade para confecção de máscaras

5 min de leitura

Vivemos tempos difíceis! Diria até tempos inimagináveis! Não fosse em um desses filmes distópicos ou apocalípticos nunca imaginaria que viveríamos uma situação assim.

Mas nestes momentos é que conhecemos a força da solidariedade e da união! Sim, eu sei que existe uma minoria brigando por protagonismo ou travando embates infrutíferos que não agregam nada à humanidade. Mas estou certa de que essa parcela da população é infinitamente menor do que a das pessoas que estão se unindo para ajudar ao próximo, que estão ajudando com o que tem e como podem, e que estão, verdadeiramente, salvando vidas.

E é sobre uma dessas pessoas que quero falar hoje aqui no meu blog! Quero falar sobre a Eliana Braun Okino, que trabalha na Apsen há 23 anos, na Garantia de Fábrica.

Uma só pessoa que criou uma corrente do bem 

Eliana sempre foi daquelas pessoas inquietas  que sempre busca uma oportunidade para ajudar o próximo. Habilidosa com a máquina de costura,  curte fazer bonecas artesanais e, já há alguns anos, usava seu talento na costura para produzir máscaras para pacientes com câncer, lúpus e outras enfermidades.

“Quando começou a questão do coronavírus, logo intensifiquei minha produção para dar máscaras para as pessoas. Comecei a distribuir na Apsen, depois para amigos, familiares.”

E os pedidos não paravam de surgir. “Só que aí chegou um momento que o custo do tecido, elásticos e outros insumos de que eu precisava, começou a pesar. Foi quando comecei a ter mais pessoas me ajudando”, conta.

A primeira grande ajuda veio de uma colega de Apsen, a Joana Buriozzi. “O marido dela, José Buriozzi, é camiseiro e sempre tem muitos retalhos de tecido. Percebendo a importância de minha ação, ele me doou bastante retalhos… e aí um dos meus problemas já estava resolvido.”

Mas ainda faltavam as outras matérias-primas e também mais gente para dar conta da nova demanda. “Foi então que a Apsen entrou na jogada. Minha chefe ficou sabendo da minha ação, conseguiu uma salinha na empresa para que, nos nossos horários livres, eu pudesse ensinar outras pessoas e juntas poderíamos aumentar nossa produção.”

Nessa ocasião, eu conheci a história da Eliana e me encantei por sua disposição em ajudar e coloquei a Apsen no projeto. Além da sala, compramos os insumos de que ela precisava, elásticos, tesouras, linhas, etc.  E incentivamos mais pessoas a participarem.

“Hoje temos quase que uma minifábrica dentro da Apsen. Eu levei minhas máquinas de costura para lá, e todo mundo ajuda como pode. Quem sabe costurar, costura, quem não sabe, corta, desenha moldes, enfim, com boa vontade qualquer um pode ajudar.”

Com isso, a ideia de Eliana ganhou força e até um nome: A Nação Azul Faz Para Você, sendo que toda a produção das máscaras será doada para pessoas que precisam.

“A gente precisa ajudar o próximo, ainda mais em um momento como este. Somos todos partes de um mundo só. Ao ajudar o outro a se proteger, eu estou impedindo que ele fique doente, mas que também a doença se propague e atinja a mim mesma e aqueles que estão ao meu redor. Somos todos elos de uma mesma corrente”, ensina Eliana.    

Aqui neste vídeo conto mais a história da Eliana e das máscaras fabricadas na Apsen! Clique e Confira

Só tenho a agradecer à Eliana por levar esta iniciativa tão bacana para a Apsen e ser agora a nossa líder nesse trabalho tão bonito que estamos realizando.

O que mais me orgulha é saber que, quando a Apsen fala que nosso propósito é cuidar das pessoas e melhorar vidas, isso não é um discurso vazio. Mas é algo que faz parte do nosso DNA, e que é vivenciado por todos que compõem esta Nação Azul!

Estou certa de que vamos tirar muitos ensinamentos do momento pelo qual estamos passando! E que a força que temos quando nos unimos para um bem comum será um deles!

Leia também:

O renascimento do mundo pós-coronavírus

As duras lições do confinamento para as famílias

Coronavirus e a transformação digital (forçada)

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

RêSpallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br