fbpx Renata Spallicci - quarentena-exercícios: atividades físicas para manter corpo em dia e mente longe do estresse e da ansiedade

Prática de exercício é fundamental para quarentena

RENATA SPALLICCI

Saúde

23/03/2020

Prática de exercício é fundamental para quarentena

10 exercícios simples para fazer em casa e manter corpo e mente saudáveis

5 min de leitura

Queridos, que dias difíceis! Mas vamos passar por esta nos apoiando e nos ajudando. Só estando todos juntos, em uma corrente do bem e com atitudes positivas, é que conseguiremos superar esta crise sem precedentes.

Um dos fatores essenciais para que possamos passar com saúde por este período em que devemos ficar em nossas casas é deixando nossos corpos e mentes sãos. E a atividade física é fundamental para alcançar este objetivo.       

Afinal, além de manter nossos corpos com um mínimo de atividade, o exercício diminui o estresse e a ansiedade, além de nos ajudar a dormir melhor, outro fator primordial para estes dias difíceis.

Vamos, então, ver como podemos nos exercitar mesmo estando em casa?

Mantenha-se ativo

Bom, em primeiro lugar, você não precisa ter uma academia montada em  casa para fazer exercícios. Há muitas atividades que você pode fazer em  cadeira ou sofá – agachamentos, tríceps, flexões, exercícios corporais,  e outros.

Se você tem filhos ou crianças em casa, poderá envolvê-los. Tente atividades divertidas, como correr ou brincar de esconde-esconde, por exemplo.

Exercícios que trabalham mais de um grupo muscular de cada vez – como agachamentos, estocadas, flexões, pranchas e quedas – podem proporcionar um treino rápido e sem equipamento.

O ideal é que você se exercite ao menos 30 minutos por dia, alternando exercícios para as partes superior e inferior do corpo. Já os abdominais podem ser feitos diariamente, porque esses músculos não precisam de muito tempo de recuperação.

Os dez mais pra fazer em casa

1. Pular corda

Alguns minutos pulando corda é um excelente exercício aeróbico e também para as panturrilhas.

2. Escadas

O degrau da escada é um ótimo exercício para fazer em  casa, mesmo se você não tiver um conjunto de escadas disponíveis. Encontre o maior livro que você possui (ou uma cadeira resistente), coloque-o na frente da TV e suba e desça, enquanto assiste à sua série favorita. Você pode não suar como faria com uma corda, mas manterá seu corpo ativo e saudável.

3. A prancha

Fique em uma posição de flexão, mas em vez de dobrar os braços e descer em direção ao chão, mantenha a posição com os braços estendidos. Comece mantendo a posição por 30 segundos e adicione 10 segundos todos os dias. Veja quanto tempo você pode ir – definitivamente não é fácil! Este é um dos exercícios mais desafiadores, mas também é um dos melhores para o seu core.

4. Dance

Vamos animar esta quarentena! Que tal criar um clima de balada e dançar suas músicas preferidas, ao menos uma vez por semana? Escolha músicas diferentes e dance na batida do seu coração. Lembre-se de que dançar é uma excelente maneira de queimar calorias e acelerar o ritmo cardíaco, enquanto se diverte. A vantagem é que, na privacidade de casa, não há necessidade de parecer profissional ou impressionar ninguém. Só se joga!

6. Bora faxinar

A faxina, além de essencial para manter nossa casa limpa e longe do vírus, pode ser um excelente exercício!

7. Pesos de garrafas de água

Se você deseja fazer algum treinamento de força nos braços, ombros e costas, você pode fazer seus próprios pesos, enchendo garrafas de água ou de leite. Se o uso de garrafas de água ficar muito fácil, use jarros de leite. Você pode adaptar o exercício ao seu nível, preenchendo os jarros com o peso exato de que você precisa. Para um desafio maior, aumente a quantidade de água um pouco, cada vez que se exercitar.

8. Polichinelos e flexões 

Sim, você vai se sentir de volta ao ensino fundamental, mas, por mais básicos que esses exercícios sejam,  são uma boa alternativa para poucos recursos.

9. Abdominais

Como já dito, estes exercícios podem ser feitos diariamente e são fundamentais para manter o centro do seu corpo equilibrado.

10. Agachamentos

Fazer agachamentos é um exercício simples e superprodutivo. Você pode fazê-los também levantando e sentando em uma cadeira, repetidas vezes.

Bom, é isso! Vamos realmente nos mexer e manter nosso corpo ativo! Além de manter nossa sanidade, esta ação será essencial para quando pudermos voltar à rotina normal. Afinal, você não vai querer ganhar quilos e perder preparo neste período, não é mesmo?   

Leia também:

Coronavírus: o que é e como se prevenir

Reforce sua imunidade contra o coronavírus

Como as empresas estão se preparando para superar o coronavírus

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br