fbpx Amor nos negócios – Como levar a amorosidade para o mundo dos negócios para gerar resultados e felicidades - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Carreira

22/01/2019

Precisamos levar mais amor aos negócios

Um novo capitalismo mais consciente está nascendo, e a amorosidade é pilar do novo modelo.

Estamos vivendo uma expressiva  revolução no mundo dos negócios. Nos últimos anos, vimos a ascensão de muitas companhias digitais e startups, ao mesmo tempo que empresas mais tradicionais e com modelos mais rígidos estão vendo suas estruturas ruírem pouco a pouco.

E, entre as grandes diferenças que enxergo entre as empresas da nova era e as corporações jurássicas, existe algo que muita gente acha que não tem nada a ver com business: o amor! Quer entender por quê?

Todos precisamos de amor!

 Amor nos negócios

Quando um nerd, em uma garagem, cria a maior companhia do mundo, a gente pode achar que foi um golpe de sorte, uma peça do acaso. Mas, quando mais e mais novas companhias começam a surgir como fruto do sonho e de ideias geniais, temos de entender que uma mudança está em curso e tentar nos adaptar a ela.

Por muito tempo, os gurus dos negócios tentaram explicar essa nova guinada no mundo das empresas como um reflexo geracional. Os yuppies, isso; os das gerações X, aquilo; a geração Y faz tal; e os milleniuns agem assim… Quer saber? Eu tenho minhas reservas com essa padronização e generalização. Já vi muito millenium megarresponsavel, e muito X totalmente em linha com as necessidades atuais. Para mim, o que diferencia perfis é muito mais uma questão de sabedoria individual do que geracional, mas isso é assunto pra outro post…rs. Mas entrei neste tema, porque acredito realmente que, mais do que diferenças geracionais,  a grande mudança está em encarar ou não os negócios com amor!

Por muito tempo, amor e negócios pareciam ser díspares, mas hoje percebemos que, para ter sucesso, tanto uma empresa como um indivíduo que quer construir uma carreira precisam ter o amor como  elemento fundamental.

E é claro que, ao falar em amor, é  no sentido de cuidar, compreender, zelar: as empresas, zelando, compreendendo e cuidando de seus colaboradores e clientes, e os indivíduos, sendo líderes que atuam com amorosidade, compreensão e cuidado.

Capitalismo consciente

O capitalismo consciente que está emergindo não tem mais espaço para empresas que busquem o lucro a qualquer custo, ou líderes autocráticos e agressivos. É um capitalismo de propósitos que visa elevar a humanidade, atendendo a necessidades reais, oferecendo trabalho significativo e prosperidade,  possibilitando a mais pessoas viverem uma vida mais satisfatória e humana.

E acredito que, para tanto, precisamos de empresas e líderes mais femininos. E não estou dizendo apenas em mais mulheres na liderança (claro que isso é também fundamental), mas que também os homens passem a valorizar mais as características femininas, ao liderar uma equipe.

Precisamos de líderes mais altruístas, que lutem pelo bem do todo e pela satisfação de cada membro do time. Não há mais espaço para discursos e ações incongruentes. De

falar algo e agir de forma oposta. Ao trazer amor para os negócios, estamos trazendo verdade!

Nós nos acostumamos a ver pessoas vivendo papéis que não são delas, ou seja, pessoas que se formaram com livros que ensinam “os sete passos do líder eficaz”,“oito atitudes para o sucesso”, mas que não vivem  sua realidade.

O líder do tempo do amor nos negócios vive aquilo que prega verdadeiramente, sempre de acordo com sua personalidade, sua realidade, crenças e valores. E é agindo assim que leva todo o seu time ao sucesso

Porque amor nos negócios é conseguir olhar para o outro não com seus desejos, julgamentos e intenções, mas sim, pela perspectiva do outro, Amor nos negócios é sobre respeitar a história do outro, desenvolvendo-o, dando espaço e deixando-o sonhar.

Foi isso que aprendi com meus avós e com meu pai, e é assim que conduzo os meus negócios. Amando o que faço e levando amor para todos aqueles que estão comigo nesta jornada, respeitando, compreendendo, cuidando e zelando.

Creio  fortemente que um novo mundo dos negócios é possível e, por isso, dissemino estes princípios,  sempre que posso.

E a sua empresa, como tem agido com clientes e colaboradores? Qual o propósito do seu trabalho? Responder a  estas questões hoje são essenciais para uma vida plena e uma sociedade mais justa! Vamos refletir?

Leia também:

Autocoaching – prepare-se para se tornar a melhor versão de você mesma

A economia circular e o profissional do futuro

Como liderar em momentos de crise

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br