Carreira

Ajude sua equipe a se desenvolver profissionalmente

Dicas de como incentivar o desenvolvimento profissional em seu time

 30 de novembro de 2021
5 min de leitura

equipe

Eu acredito que para se ter um time verdadeiramente engajado e comprometido com os objetivos da empresa, muitas ações são necessárias e, entre elas, destaco remunerar bem e proporcionar um terreno fértil para o desenvolvimento profissional. 

Quando digo ‘proporcionar um terreno fértil’ me refiro, sobretudo, a oferecer ferramentas de desenvolvimento, pois o desenvolvimento em si, creio que cabe ao próprio colaborador. Entretanto, vejo que os líderes são peças essenciais ao apoiar o crescimento da carreira, ajudando os profissionais a desenvolverem suas habilidades e competências.

Mostrar aos funcionários que eles contam com o apoio da empresa e da liderança para progredir na carreira pode levar a uma melhor retenção de talentos e ao crescimento geral da empresa.

Abaixo, você encontrará alguns conselhos para saber como apoiar as metas de carreira de seus colaboradores.

1. Compreender as aspirações dos funcionários

É valioso para um líder compreender as aspirações de curto e longo prazo de um funcionário, em relação ao estágio de seu desenvolvimento de carreira. Isso permitirá que o líder avalie a melhor forma de alinhar e desenvolver os conjuntos de habilidades do profissional para atender às prioridades da empresa.

2. Patrocine cursos educacionais

Torne um requisito do trabalho buscar uma especialização, diploma ou algum tipo de curso educacional para aprimoramento de habilidades. A melhor maneira de apoiar isso como uma organização, é claro, é pagar por uma parte dela.

3. Incentive o trabalho inteligente e eficiente

Embora o trabalho árduo seja quase um pré-requisito para o desenvolvimento da carreira, não significa que seus funcionários precisem cumprir longas jornadas de trabalho. Em vez disso, incentive seus funcionários a trabalharem de maneira mais inteligente e eficaz. Isso os deixará com mais tempo e energia para trabalhar em atividades de desenvolvimento profissional que os ajudem a alcançar seus objetivos de carreira.

4. Identifique soluções mutuamente benéficas

Crie um espaço onde os funcionários possam imaginar como serão suas carreiras, num período de cinco a dez anos, faça a pergunta e depois apenas ouça. Agora, é sua vez de ouvir e identificar soluções mutuamente benéficas que irão avançar os negócios e cumprir seus objetivos de carreira.

5. Incentive a participação no treinamento de habilidades

Os líderes podem apoiar as metas de carreira de seus funcionários, permitindo que todos – desde a equipe de limpeza até o topo – participem do treinamento de habilidades. Essas sessões de treinamento não devem ser apenas sobre como melhorar os conjuntos de habilidades atuais dos funcionários, mas também de que modo  fornecer a eles a oportunidade de treinar em diferentes tópicos pelos quais eles são apaixonados.

6. Estabeleça um Programa de Mentoria

Estabelecer um programa de mentoria formal é a jogada mais inteligente que uma empresa pode fazer a qualquer momento, a fim de  contribuir com o crescimento pessoal e profissional de seus funcionários. Os membros da equipe sênior podem oferecer, regularmente, suas percepções e orientação profissional a colegas menos experientes.

7. Ofereça Cursos On-line

Ofereça à sua equipe oportunidades de adquirir novas habilidades, por meio de cursos on-line de progressão na carreira. Informe que há movimentações dentro de suas áreas profissionais e dentro da empresa. É um incentivo para continuar a crescer na carreira e ter a certeza de que o seu local de trabalho investe igualmente na elevação profissional do seu quadro de funcionários.

8. Ajude-os a definir um caminho de desenvolvimento

Muito parecido com qualquer definição de metas bem-sucedida, trabalhe com seus funcionários para lhes definir um caminho de desenvolvimento claro. Isso permitirá que você avalie o progresso em direção aos objetivos deles, bem como os capacitará a controlar seu próprio destino.

9. Ajude-os a identificar seus pontos fortes e paixões

Em primeiro lugar, peça aos funcionários que identifiquem seus pontos fortes e paixões e os ajude a definir oportunidades de crescimento com base em suas habilidades. Em seguida, auxilie-os  a construir suas capacidades internas –  compaixão, coragem, autenticidade, colaboração e humildade-, bem como suas capacidades externas –  habilidades de liderança e capacidades profissionais. Uma forte autoconsciência é a chave para o crescimento.

10. Aceite o feedback para fornecer feedback

Metas de carreira não podem ser alcançadas a menos que se esteja disposto a crescer. Forneça e peça feedback regularmente. Não adie o feedback para as avaliações anuais de desempenho, pois elas não oferecem oportunidades para entender o que inspira as pessoas. Quando você, como líder, solicita sinceramente feedback sobre as próprias ações e decisões, torna mais fácil para os outros compartilharem as próprias aspirações e áreas de melhoria.

Leia também:

Como formar equipes de alto desempenho

Colaborador feliz e engajado é mais produtivo

Alavanque a sua carreira

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!