x

Localizar no site




Carreira

O que VUCA realmente significa?

Entenda mais sobre o mundo da volatidade, incerteza, complexidade e ambiguidade

 8 de dezembro de 2020
6 min de leitura

O que VUCA realmente significa?

Tenho lido muito sobre o mundo em que estamos vivendo, repleto de incerteza, turbulência, dinamismo, disrupção, complexidade, hipercompetição, mercados e fluxos de alta velocidade.

Já há alguns anos, a noção de “VUCA” vem ganhando popularidade como um termo para cobrir as várias dimensões desse ambiente ‘incontrolável’. Em vários posts e artigos, lemos, por exemplo, sobre um “Mundo VUCA” e, em particular, sobre “Liderança em um Mundo VUCA”.

Mas o que realmente significa ser e liderar em um mundo VUCA?

O Mundo VUCA

O Mundo VUCA

VUCA é um acrônimo em inglês que significa volátil, incerto, complexo e ambíguo. Mas como isso se insere no mundo em que estamos vivendo e na questão da liderança? Se o mundo está realmente cada vez mais VUCA, quais são as implicações para os negócios e para as carreiras?

Bom, em primeiro lugar, vamos entender um pouco ao que se refere cada um desses conceitos:

Volatilidade – A volatilidade se refere à velocidade de mudança em uma indústria, mercado ou no mundo em geral. Está associada a flutuações na demanda, turbulência e pouco tempo para chegar aos mercados. E está bem documentada na literatura sobre o dinamismo da indústria. Quanto mais volátil é o mundo, mais e mais rápido as coisas mudam.

Incerteza – A incerteza se refere à extensão em que podemos prever o futuro com segurança. Parte da incerteza é percebida e associada à incapacidade de as pessoas  entenderem o que está acontecendo. A incerteza, porém, também é uma característica mais objetiva de um ambiente. Ambientes verdadeiramente incertos são aqueles que não permitem qualquer previsão, também não com base estatística. Quanto mais incerto o mundo é, mais difícil  prever.

Complexidade – Complexidade refere-se ao número de fatores que precisamos levar em consideração, sua variedade e as relações entre eles. Quanto mais fatores, maior sua variedade, e quanto mais interconectados, mais complexo é o ambiente. Em alta complexidade, é impossível analisar totalmente o ambiente e chegar a conclusões racionais. Quanto mais complexo é o mundo, mais difícil é analisá-lo.

Ambiguidade – Ambiguidade se refere à falta de clareza sobre como interpretar algo. Uma situação é ambígua, por exemplo, quando a informação é incompleta, contraditória ou muito imprecisa para tirar conclusões claras. De maneira mais geral, refere-se à imprecisão em ideias e terminologia. Quanto mais ambíguo é o mundo, mais difícil é interpretá-lo.

Na prática, os quatro termos estão relacionados. Quanto mais complexa e volátil for uma indústria, por exemplo, mais difícil de prever e, portanto, mais incerto será. Ainda assim, todos os quatro representam elementos distintos que tornam nosso ambiente – o mundo, um mercado, uma indústria – mais difícil de entender e controlar.

Benefícios de gerenciar em um mundo VUCA

Em um setor ou organização que é afetado pelo VUCA, você só tem uma escolha. Ou você permite que o VUCA “administre”, sobrecarregue e oprima você, ou o aceita e administra, para que você e sua equipe possam mitigar seus efeitos.

Quando você decide aceitar o VUCA,  opta por tornar a si mesmo e seu povo menos vulneráveis ​​e capacitar todos para lidarem com forças incontroláveis ​​e imprevisíveis.

Você pode ver o VUCA como um desafio para melhorar suas habilidades de liderança e gestão e pode transformá-lo em uma oportunidade para tornar sua equipe mais eficaz, concentrando-se nas seguintes áreas:

Implementação: trabalhe com seu pessoal para lidar com as ameaças VUCA em nível de equipe.

Tomada de decisão: veja a complexidade e a incerteza como motivadores para se aprofundar antes de tomar decisões, ao invés de forças esmagadoras.

Inovação e criatividade: considere a inovação de processo e fluxo de trabalho como uma forma de enfrentar o VUCA, e não como algo que possa sofrer por causa disso.

Em busca de oportunidades: busque melhores negócios e oportunidades, em vez  de contar com seus vendedores e fornecedores habituais. Em um mundo VUCA, essas oportunidades podem ser passageiras, então, você deve ficar alerta e aproveitá-las quando elas surgirem.

Formação de equipes e cultura organizacional: adversidades e desafios podem perturbar as pessoas, mas também podem focar sua atenção e incentivá-las a trabalhar em prol de um objetivo comum.

Recrutamento: melhore a agilidade promovendo e recrutando pessoas que se sintam confortáveis ​​em ambientes menos estruturados e em constante mudança.

Barreiras para gerenciar em um mundo VUCA

Um dos maiores desafios de gerenciar em um mundo VUCA são os membros da equipe que resistem à mudança. Eles podem se recusar a aceitar que o mundo evoluiu, ficarem com métodos “testados e comprovados” ou, simplesmente, não conseguirem ver o quadro completo. É possível até que fiquem  paralisados de medo e deixarem de agir.

A imprevisibilidade do VUCA, muitas vezes, torna as estruturas organizacionais tradicionais obsoletas, portanto, evite usar um estilo de liderança autocrático e inflexível.

Em um mundo VUCA, colaboração, participação, debate e até dissidência são mais importantes do que obediência, comando e pensamento de grupo – eles permitem que você permaneça flexível e aja rapidamente.

E você está preparado para o mundo VUCA?

Leia também:

Não existe mais espaço para o modelo comando controle

Covid-19: a forma como trabalhamos nunca mais será a mesma

A transformação digital forçada

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci