fbpx profissões-futuro– saiba quais são as principais carreiras para os próximos anos e segmentos de maior possibilidade de desenvolvimento - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Carreira

06/11/2019

Quais são as profissões do futuro?

Conheça os segmentos de negócios e carreiras que devem ter maior relevância nos próximos anos

No último domingo, eu estava dirigindo pelas proximidades do  bairro em que moro, e passei em frente a uma escola onde acontecia o exame do Enem. E, ao ver meninas e meninos se preparando para dar aquele que será o primeiro passo de suas futuras carreiras, eu me perguntei: com este mundo em profunda mudança, será que todas as profissões que a garotada está escolhendo hoje, ainda terão relevância daqui a cinco ou dez anos?

Afinal, quais são, hoje, as profissões que os especialistas julgam como as que terão mais campo de trabalho no futuro?

E, é claro, fui pesquisar… E  agora conto tudo aqui para vocês! Querem saber mais? Então, vamos lá!

Seremos substituídos por robôs e pela inteligência artificial?

Está é a primeira pergunta que nos fazemos, quando pensamos o que será do nosso trabalho no futuro. Em um mundo onde o trabalho rotineiro pode ser facilmente automatizado por robôs e algoritmos, precisamos aprender constantemente e encontrar novas maneiras de criar valor e sermos relevantes.

Enquanto a economia digital está em expansão, a demanda por muitos profissionais tradicionais e bem remunerados, como advogados, contadores, acadêmicos e gerência média, está diminuindo, em virtude do está sendo chamado de revolução do robô. Isso não significa que esses empregos desaparecerão! De forma alguma! Mas a concorrência está aumentando rapidamente nas profissões tradicionais, o que significa que muitas pessoas que nelas ingressam estão trabalhando mais por menos dinheiro.

Porém,  para equilibrar a balança, há novos setores que impulsionarão o próximo boom econômico e onde ainda há pouca mão de obra, até porque necessitam de profissionais com formação que até há pouco tempo nem existiam. Por isso, se você deseja se posicionar para obter uma profissão com maior relevância, estas são a profissões que devem ter melhor desempenho nos próximos anos.

Especialista em impressão 3D

Usando o design de código aberto e a impressão 3D, agora é possível trazer a manufatura para a área de trabalho. A demanda por profissionais especializados em impressão 3D, na década de 2020, será bem significativa, pois é uma demanda que deve crescer exponencialmente, em especial nos  países ricos.

A internet das coisas

A Internet das Coisas é a interconexão via Internet de dispositivos de computação embutidos em objetos do cotidiano, permitindo que eles enviem e recebam dados. Isso inclui tudo, desde smartphones, cafeteiras, máquinas de lavar, fones de ouvido, lâmpadas, dispositivos vestíveis e quase tudo o que você possa imaginar.

Logo, profissionais que trabalhem neste ramo terão um vasto campo de trabalho para desenvolver.

Design de interação

O User Experience Design (geralmente chamado de UX ou Design de interação) é o processo de aumentar a satisfação do usuário com um produto, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer fornecidos na interação com o produto.

Em um mundo que pede por experimentação continuada, este profissional será essencial para auxiliar as empresas a produzirem produtos de forma eficiente em um mundo que exige inovação contínua.

Contadores de histórias digitais

Com a atenção diminuindo e a sobrecarga de informações tornando a publicidade mais desafiadora, o marketing digital exige contadores de histórias e criadores de conteúdo que também possuem habilidades técnicas, como capacidade analítica e pensamento estratégico de negócios.

Marketing constitui em contar a história das empresas de maneira a obrigar as pessoas a comprarem o que você está vendendo. Isso é uma constante imutável. Mas, em um mundo em incessante mudança, o que altera é como, quando e onde a história é contada para atingir um público ávido por novidades e saturado de informação.

Desenvolvedores de aplicativo

Você acha que já existe App para tudo? Pode ter certeza que ainda serão criados alguns que ainda nem imaginamos! Dados dos Estados Unidos, e que não são muito diferentes do Brasil, dão conta de que o americano médio gasta de 3 a 4 horas por dia em seus smartphones; logo, há uma expressiva demanda por novos aplicativos e, consequentemente, por desenvolvedores qualificados. Ou ainda, se você tem uma ideia para um aplicativo, aprenda como construí-lo, porque provavelmente não poderá contratar um bom desenvolvedor para fazer isso por você.

Especialistas em robótica

Sim, os robôs estão substituindo a mão de obra em muitas empresas convencionais, mas quem está planejando estes robôs? Cada vez mais há oportunidades de emprego para pessoas projetarem, construírem e fazerem manutenção nos robôs.

Especialistas em segurança cibernética

As guerras do futuro serão travadas no ciberespaço. A segurança cibernética é uma das indústrias de mais rápido crescimento no mundo e envolve a proteção de redes, computadores, programas e dados contra ataques, danos ou acesso não autorizado.

Data Science

As novas estrelas da indústria da engenharia de software, e que são muito bem pagas, são os profissionais especializados em análise de dados. Com tantos dados acumulados, as empresas de ponta precisam profissionais com habilidades analíticas e sociais para entender os dados e otimizar os processos de negócios.

Inteligência artificial

É fato! Os robôs assumiram o emprego de operários, e a Inteligência Artificial (IA) assumirá o cargo de funcionários de escritório. Os novos trabalhos compreenderão o modo como a inteligência artificial pode ser aplicada a processos de negócios e a desafios sociais, e gerenciarão novos sistemas de IA que funcionam com mais eficiência que os humanos.

Deep learning

O que há por trás dos carros sem motorista? Inteligência Artificial, ou mais especificamente, um tipo de IA especializado chamado Deep Learning. Faz parte de uma família mais ampla de métodos de aprendizado de máquina, baseados na simulação de redes neurais e na representação de dados de aprendizagem, em oposição a algoritmos específicos de tarefas. Trabalhar com estes sistemas é certeza de empregabilidade no futuro.

E aí, que outras profissões você acredita que terão força no futuro? E a sua profissão? Como ela pode se desenvolver para manter sua relevância profissional? Está em nossas mãos pensar hoje no futuro de nossas carreiras!

Leia também

Como estar preparado para o novo mercado de trabalho

Você tem as competências do profissional do futuro?

Como será o mercado de trabalho no futuro

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br