Alimentos refrescantes para uma primavera com cara de verão

RENATA SPALLICCI

Dietas

08/10/2020

Alimentos refrescantes para uma primavera com cara de verão

Fuja das bebidas cheias de gás e dos sorvetes açucarados com dicas saudáveis e refrescantes

6 min de leitura

O verão ainda nem chegou, mas isso não significa que os dias não estejam terrivelmente quentes! Aliás, em São Paulo, tivemos o setembro mais quente da história, segundo as medições oficiais na capital do estado, iniciadas em 1943. E outubro também começou batendo todos os recordes em boa parte do Brasil!

E, quando bate este calorão, a gente logo pensa em comidas e bebidas refrescantes que, normalmente, são sinônimas de refrescos repletos de gás ou sorvetes cheios de açúcar.

Mas, se você realmente quer se manter hidratado, é melhor optar por  beber água de verdade e consumir alimentos que irão manter seu corpo hidratado  e sua temperatura regulada, sem afetar  sua saúde (e também  sua silhueta).

Confira cinco alimentos refrescantes abaixo e como pode usá-los nessa primavera-verão!

Abacate

Abacate

Eu sei que ninguém precisa de desculpa para uma overdose de abacates, mas vou lhe dar mais uma informação, de qualquer maneira: a fruta é repleta de ácidos graxos monossaturados que ajudam a remover toxinas do sangue e podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Embora no Brasil muita gente associe o abacate a doce, ele pode ser consumido muito bem como uma comida salgada (aliás, é assim que se usa em boa parte do mundo). Abacate grelhado com tomate, por exemplo, faz o abacate ficar com uma textura cremosa e deliciosa. Se você não gosta de grelhar, simplesmente asse-os junto aos tomates.

Berries

As Berries são muito ricas em antioxidantes, o que ajuda as nossas artérias a relaxar e dilatar a uma taxa normal. As frutas vermelhas também contêm cerca de 90% de água, a qual é essencial para facilitar nosso fluxo sanguíneo. Além disso, eles são uma fonte rica em vitamina C antioxidante, vitamina K e manganês.

Uma boa dica é usar o máximo possível de frutas vermelhas em um único prato. Então,  tortas de frutas vermelhas com sementes de chia são uma excelente pedida.

Berries

Esta torta vegana é preparada com  frutas, e a crosta não tem nozes,  apenas  tâmaras secas, passas e figos. O recheio é creme de banana e a cobertura consiste em fatias de morangos e kiwi.

Coco

Esta fruta incrível pode ser consumida de várias maneiras (da água de coco à fruta seca) e é  uma fonte natural de eletrólitos, incluindo potássio, que é um mineral encontrado no sangue, urina e fluidos corporais . Os eletrólitos contêm uma carga elétrica e mantêm seu desempenho ideal, mesmo quando você perde água durante o dia.

Uma sopa de coco tailandesa sem glúten é uma maneira rica e satisfatória de incorporar coco em suas refeições.

Coco

Esta sopa de coco tailandesa equilibra perfeitamente os sabores azedo, doce, salgado e picante pelos quais a comida tailandesa é famosa. Tem um caldo leve e saboroso que é riscado com vegetais tenros.

Menta

Quando pensamos em sabores refrescantes, a menta vem logo à mente. Como o neurobiologista David McKemy explica em um vídeo, a hortelã, na verdade, contém uma proteína que atua como “um gatilho nas fibras nervosas de detecção de frio para enviar um sinal elétrico ao cérebro para que você saiba que está sentindo frio”. Muito legal, certo?

Se você quiser incorporar menta em uma receita que seja salgada, esta receita de couve-flor assada inteira com salsa de menta e molho de pepita é excelente!

Menta

A couve-flor já se transformou em crostas de pizza, arroz, breadsticks e até sobremesas, mas, às vezes, os preparativos mais simples são os melhores. Aqui, a ideia é pegar a couve-flor inteira, passar delicadamente no alho e regar com óleo, cozinhando-a inteira. O interior apresenta uma textura perfeitamente maleável, enquanto o exterior desenvolve um acabamento crocante e caramelizado. O molho é feito com uma mistura rápida de hortelã, salsa e pepitas (ou sementes de abóbora), incrivelmente fresco e crocante.

Melancia

As melancias são cerca de 90% por cento de água e contêm uma grande quantidade de nutrientes, como vitaminas A, B6 e C, em cada mordida. Além disso, as melancias também são livres de gordura, com teor extremamente baixo de sódio (o que significa que você não reterá água) e tem apenas 40 calorias por xícara.

Para aqueles que procuram uma forma única de incorporar a melancia à  dieta, um pudim de melancia é criativo e simples de fazer. E suco natural de melancia no palito é sempre também uma excelente opção!

Melancia

Corte a fruta em vários pedaços e retire as sementes, a casca e a parte branca da casca. Separe oito xícaras de chá de melancia e meia xícara de chá de limão, bata tudo no liquidificador por mais ou menos cinco minutos.

Logo em seguida, despeje a mistura em forminhas para picolé e leve para o congelador por 30 minutos ou até começar a endurecer. Introduza os palitos na forma, já que o picolé estará duro o suficiente para manter os palitos na posição correta.

Por fim, retorne para o congelador e deixe congelar por completo antes de servir.

Bom, é isso! Espero que tenham gostado das dicas e que elas  os ajudem a passar por esta primavera megaquente e pelo verão que promete também vir com tudo!

Leia também

Primavera é tempo de flores nas plantas e nos pratos

Acredite: abacate é supernutritivo e ajuda até a perder peso

Abobrinha ajuda na perda de peso

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br