fbpx Benefícios alfafa– Saiba tudo sobre o superalimento que combate doenças e ajuda na perda de peso

RENATA SPALLICCI

Dietas

15/02/2019

Os benefícios da Alfafa

Propriedades da planta vão do combate a inúmeras doenças até a perda de peso

Já se foi o tempo em que mandar alguém comer alfafa era uma forma de chamar a pessoa de burra! É isso mesmo! Por incrível que pareça, a planta que sempre foi associada ao alimento do animal, agora vem ganhando ares de superalimento! Eu mesma fiquei espantada quando li pela primeira vez sobre os benefícios da alfafa, e curiosa que sou, lá fui atrás de saber se realmente era algo comprovado! E o resultado dessa minha busca é que compartilho agora com vocês!

Alfafa – um superalimento

Você conhece a alfafa?

Já ouvimos muitas pessoas divulgando os maravilhosos benefícios que os superalimentos têm. De cabelos lindos a unhas fortes e inquebráveis, a pele brilhante, a um corpo livre de doenças, ouvimos de tudo. E a maioria das alegações – se não todas – são verdadeiras. Há benefícios da abobrinha, da couve, do grão-de-bico e, agora, a alfafa vem entrando para este seleto rol.

Nos últimos anos, a vida saudável está em alta. E muitas pessoas estão buscando nos superalimentos um aliado para este estilo de vida.

Ma, por que a alfafa pode se enquadrar nessa categoria?

Bom, primeiramente, a planta de alfafa é carregada de nutrientes, e seu nome na verdade significa “pai de todos os alimentos”. Seu extenso sistema radicular permite que ela absorva uma enorme quantidade de nutrientes do solo. Por seu conteúdo vitamínico, a alfafa contém A, D, E, K e todo o espectro das vitaminas B. Também possui os minerais:  potássio, ferro, fósforo, biotina, niacina, magnésio, ácido fólico e cálcio. E, além de tudo isso, tem um alto nível de proteína e aminoácidos.

Benefícios de beleza da alfafa

Com base nessa longa lista de nutrientes que a planta possui, quais são exatamente os benefícios da alfafa de que podemos desfrutar?

Primeiro, há benefícios de alfafa para o cabelo. Se você tem um problema com queda e perda de cabelo, a alfafa é a planta ideal para você. Seu conteúdo vitamínico melhora a circulação do couro cabeludo e fornece antioxidantes para os folículos pilosos.

Seus outros nutrientes também são ótimos para melhorar e tratar a queda de cabelo. A proteína da alfafa também estimula o crescimento de cabelos saudáveis. Outro nutriente útil encontrado na alfafa é a sílica, que estimula o crescimento capilar mais saudável e também fortalece as madeixas.

Mas não é só o cabelo que a alfafa trata… Não! Nossa pele também pode ter muitos benefícios ao consumirmos o superalimento. Graças à abundância de aminoácidos e vitaminas E e K, a alfafa é bastante eficaz na remoção de estrias e é muito útil para manter a pele saudável. Isso porque todos os nutrientes do vegetal trabalham juntos para manter a pele macia e hidratada, limpando-a de dentro para a fora.

Para aqueles que estão lutando com a pele seca, o conteúdo de clorofila e de vitamina A assegura que a pele esteja adequadamente hidratada.

Ademais,  a clorofila da alfafa atua como um limpador natural para a pele. Ela limpa as impurezas do corpo e combate infecções.

O consumo regular de alfafa também faz maravilhas com doenças de pele. Este broto é supereficaz no tratamento de eczema, bem como psoríase.

Benefícios da Alfafa para as mulheres

Mas não é somente na beleza da mulher que a alfafa pode ajudar! Devido aos altos níveis de fitoestrógenos e vitamina K da planta, a ingestão de brotos de alfafa minimiza os sintomas relacionados à menstruação. A vitamina K é conhecida como uma vitamina de coagulação do sangue, por isso é ótima no tratamento de sangramento excessivo. A alfafa também é conhecida por proporcionar alívio aos sintomas da menopausa que incluem ondas de calor, suores noturnos, secura vaginal, irritabilidade, entre outros.

Benefícios da Alfafa contra doença

De acordo com um estudo no Paquistão, os brotos de alfafa são um alimento antidiabético eficaz e bem-sucedido, por  sua capacidade de reduzir os níveis de glicose no sangue. Eles também diminuem a dependência da insulina. Logo, a planta pode ser uma importante auxiliar para pessoas com diabete!

Outra propriedade do vegetal é sua enorme quantidade de antioxidantes, que são muito eficazes na luta contra os radicais livres nocivos que provocam doenças e infecções para o corpo. Outros compostos na alfafa também ajudam a prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento, como câncer, endurecimento de artérias, osteoporose, etc.

Devido ao seu alto teor de fibra, a alfafa é um laxante bastante eficaz e pode ser usado para aliviar a constipação. Outras questões gastrointestinais também podem ser corrigidas com alfafa, como inchaço, excesso de gases, náuseas, síndrome do intestino irritável, úlceras estomacais, etc.

Alfafa reduz o risco de câncer

A planta de alfafa contém propriedades que podem retardar o crescimento de tumores cancerígenos no corpo. Ele também contém o aminoácido canavanina, que pode ligar células causadoras de câncer no cólon. A alfafa é especificamente eficaz contra o câncer de mama. A planta tem fitoestrógenos como isoflavonas, e estes são compostos vegetais que imitam o estrogênio humano. Estudos mostram que o consumo regular de alimentos com isoflavonas diminui a ocorrência desse  câncer.

Além disso, a planta previne a osteoporose! Isso porque o corpo humano precisa de vitamina K para usar corretamente o cálcio para construir ossos fortes, e o alto teor do nutriente na alfafa garante isso e pode prevenir e, possivelmente, tratar a doença. E mais:  a alfafa também contém manganês, outro nutriente essencial na prevenção da inflamação e da osteoporose.

A alfafa aumenta a saúde cardiovascular, a imunidade e é boa para os rins!

A alfafa é bastante eficaz no controle da produção excessiva de colesterol ruim no corpo. Este colesterol pode impedir as funções do coração e pode levar a um ataque cardíaco. Este broto também possui antioxidantes que retardam o aparecimento da arteriosclerose, pois possui compostos que podem naturalmente diluir o sangue.

As pessoas que são anêmicas (aquelas com baixo teor de ferro) devem incluir a alfafa em suas dietas diárias. A clorofila na alfafa promove mais produção de sangue no corpo. Seu conteúdo de vitamina C também ajuda na absorção adequada de ferro no organismo.

A ingestão diária desta planta fortalece o sistema imunológico do corpo, bem como seu poder de resistência. Alfafa pode efetivamente proteger o corpo contra todos os tipos de alergias, infecções e doenças. Aqueles que estão se recuperando de doenças são encorajados a adicionar alfafa às suas dietas, a fim de ganhar  a força e se restabelecer mais rapidamente.

Por fim, alfafa é conhecida por ter propriedades diuréticas e pode ajudar a prevenir a retenção de água. A planta também tem a capacidade de reduzir o risco de infecção do trato urinário. Nutrientes específicos na planta também trabalham juntos para tratar e prevenir pedras nos rins.

Benefícios da alfafa: perda de peso!

Se não bastasse tudo que foi exposto, a alfafa também ajuda a perder peso! Sério! Dá para acreditar que, além de todos os benefícios mencionados, o broto ainda ajuda na balança?

A verdade é que quanto mais saudável você é, mais fácil é perder peso e manter metas de estilo de vida saudável. E como vimos que a alfafa pode realmente ajudar a reduzir os níveis de colesterol e reduzir sua chance de enfrentar doenças cardiovasculares, ela o ajuda a se manter forte o suficiente para se exercitar, comer bem e viver sua vida melhor.

Outra razão pela qual ela colabora na perda de peso é que, quando consumida sob a forma de brotos, a alfafa pode fornecer muito volume nas refeições ao longo do dia, dando a sensação de saciedade. Por isso, vale adicioná-la às saladas, sanduíches e sopas, a fim de aproveitar as propriedades densas em nutrientes. Como elas são extremamente baixas em calorias, proporcionam uma expressiva  variedade de vitaminas, minerais, proteínas e até carboidratos que ajudarão a regular o corpo.

Ufa! Dá para acreditar que uma planta só oferece tudo isso? E a gente nunca deu muito valor pra ela, né? E, se quiser saber como você pode consumir este superalimento, aí vai uma dica de receita deliciosa!

 

INGREDIENTES:

  • 300g de tomate (mini tipo “italiano”)
  • 2 xícaras (chá) de broto de alfafa
  • ½ cebola roxa
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Para temperar: suco de limão, azeite e sal a gosto

 

MODO DE PREPARO:

1- Corte cada tomatinho ao meio. Corte a cebola em “meias” rodelas finas.

2- Em uma tigela adicione todos os ingredientes.

3- Adicione os temperos e sirva a seguir.

 

Bom, é isso! De agora em diante, se alguém te mandar comer alfafa, só agradeça!!!

 

Leia também:

Os benefícios da abobrinha para a perda de peso

Grão-de-bico é saboroso, saudável e ajuda na perda de peso

Kefir – bebida que faz bem para saúde e ajuda a perder peso

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br