Dietas

Dieta da Abobora – Perca de 5 a 7 quilos em 15 dias

Um guia completo do programa que promete uma perda de peso entre 5 e 7 quilos em apenas 15 dias.

 12 de abril de 2017
9 min de leitura

Dieta da abóbora

Se você associa a abóbora somente ao Halloween, à carruagem da Cinderela ou a uma calórica receita de camarão na moranga com catupiry, está na hora de rever os seus conceitos! A abóbora é um alimento megassaudável e tem inspirado várias dietas que prometem secar de 5 a 7 quilos em apenas duas semanas! E esses programas estão fazendo um supersucesso nos Estados Unidos e Inglaterra e, pouco a pouco, vem chegando também aqui no Brasil! Se animou, né? Pois é, eu também! Por isso, fui dar uma pesquisada no tema para poder compartilhar tudo aqui! Vamos lá, então, conhecer mais sobre este vegetal?

 

Um alimento repleto de vitaminas!
Saiba tudo sobre a dieta da abóbora

A abóbora é um alimento rico em calorias e fibras, muito nutritiva, já que contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Um copo de abóbora tem 564 mg de potássio, que é significativamente mais do que há em uma banana média, por exemplo, que é sempre um símbolo de alimento rico em potássio.

Num único copo de abóbora também há 5.000 mcg de betacaroteno! Aí, você deve estar se perguntando… e para que serve o betacaroteno? Bom, você já deve ter ouvido falar que cenoura faz bem para os olhos, né? Com certeza aquele seu tiozão comentou isso no almoço de Páscoa, complementando: “por isso que coelho não usa óculos!” dhharrr!!! Piadas infames à parte, betacaroteno é um carotenoide, ou seja, pigmento natural encontrado em plantas e responsável pelas cores vibrantes de algumas frutas e legumes, como a cor laranja da cenoura e da abóbora, o vermelho do caqui e o amarelo intenso da manga. Uma vez ingerido, o betacaroteno pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou agir como um antioxidante para ajudar a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres. 50% da vitamina A no corpo vem da ingestão de betacaroteno, por isso ele é chamado de “pró-vitamina A”, ou seja, o betacaroteno é um precursor para a produção de vitamina A no organismo. E esta vitamina é essencial para a sua visão, bem como para a sua pele, além de ajudar a prevenir vários tipos de câncer.

Voltando à nossa estrela da matéria, a abóbora, ela contém ainda 12.000 ius de vitaminas A e quantidades moderadas de cálcio, magnésio, ferro e cálcio, a vitamina K que ajuda a regular a densidade do sangue, e T que ajusta o metabolismo, duas vitaminas raras em outros tipos de vegetais.

Ah!  Ela é também um alimento alcalino…  e já falamos aqui sobre a importância de uma dieta alcalina para a nossa saúde na matéria saiba tudo sobre a dieta alcalina.

 

Ideal para dietas

Além de todos os seus benefícios nutricionais, a abóbora é um alimento ideal em uma dieta para perda de peso por ter poucas calorias e ser rica em fibras alimentares.

Para terem uma ideia, meio copo de abóbora tem apenas 40 calorias e 8 g de fibras. E como é sabido, as fibras são essenciais para as dietas por duas razões principais: primeiro, porque alimentos ricos em fibra ajudam a reduzir o apetite, já que permanecem no estômago por mais tempo e dão maior sensação de saciedade. Em segundo lugar, as fibras diminuem a taxa em que o açúcar ou glicose são absorvidos pelo seu corpo, mantendo seus níveis de açúcar no sangue estáveis. E, quando estamos em dieta, isso é fundamental, já que aumentar os níveis de açúcar no sangue desencadeia a liberação de insulina e armazenamento de gordura indesejada.

 

Perdendo peso

Pelos motivos expostos, já dá para perceber por que a abóbora pode ser um alimento superparceiro na busca pela perda de peso. Mas é claro que ela sozinha não faz milagre. O vegetal não vai fazer você perder peso diretamente, porém pode funcionar como um importante substituto para alimentos mais calóricos. Estudos realizados no Centro de Estudos para a Saúde da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, explicam que nenhum alimento faz “queimar” o peso ou a gordura, mas sim, ajuda a reduzir as calorias que você consome sem perdas nutricionais.

Resumindo, para utilizar a abóbora como um alimento para a perda de peso, ela deve ser utilizada em sua dieta como uma substituta de um alimento mais calórico.  Por exemplo, se você ingerir na sobremesa 80 calorias de abóbora quente com canela em vez de um pedaço de 500 calorias de torta de chocolate, você terá removido 420 calorias de sua dieta.

Veja as razões para incluir a abóbora na sua dieta

Ideias da receita

Se você só conhece o vegetal em um saboroso doce de abóbora que sua tia do interior fazia ou no já citado camarão na moranga, você pode estar confusa sobre como deve comer este vegetal. E a verdade é que ele pode ser consumido de muitas formas, como por exemplo, polvilhado com canela ou com amêndoas e uma pequena quantidade de noz-moscada. Outra opção que os nutricionistas aconselham é misturar a abóbora em um shake ou usá-la para fazer smoothies de proteína de abóbora.

Ah! E  aqui no meu blog há uma infinidade de receitas deliciosas para se fazer com a abóbora:  salada de abóbora, um risoto, suflê, macarrão com abóbora, creme de abóbora com cream cheese, carne seca com purê de abóbora, caldinho de abóbora e quinoa, sopa de abóbora, gengibre e curry, e até sobremesas como mousse de abóbora com laranja, doce de abóbora e tapioca com doce de abóbora.

 

Macarrão com abóbora

Conheça a dieta da abobóra

A melhor abóbora para este prato é a japonesa, também conhecida como abóbora hokkaido ou cabotiá.

Dependendo do número de pessoas que irão comer, use uma abóbora inteira pequena (para 6 ou mais pessoas) ou metade para 4 pessoas, 1/4 para 2 pessoas.

Antes de cortar a abóbora lave-a bem, retirando qualquer resíduo de terra de sua casca.

Descasque a abóbora (na verdade desta espécie até a casca pode ser comida por isso se descascar, faça-o delicadamente, sem retirar muita casca que também é muito rica)

Corte a abóbora em pedaços bem pequenos (pois se cozinham mais rapidamente), retirando suas sementes.

Leve uma frigideira grande ao fogo com umas 2 ou 3 colheres de azeite e 1 ou 2 dentes de alho inteiros e descascados.

Coloque na frigideira as abóboras cortadas, uma pitada de sal, um pouquinho de água e um ramo de alecrim ( alecrim combina demais com abóbora), tampe a frigideira e deixe-a em fogo baixo e espere uns minutinhos que já estará cozida.

Enquanto isso, leve ao fogo a panela grande com água levemente salgada para cozinhar o macarrão.

Preferivelmente use macarrão curto (penne, rigatoni)

Sem jogar a água do cozimento fora, retire o macarrão bem al dente da água e jogue-o na frigideira para temperar com a abóbora. Use a água do cozimento para dar a consistência desejada ao molho final e para terminar o cozimento da massa (cuidado para não passar do ponto e deixar o macarrão mole, vai experimentando)

Salpique um bom queijo parmesão ralado por cima e sirva em um prato fundo com folhas de alecrim para enfeitar.

 

Uma dieta para perder de 5 a 7 quilos

Se você quer se livrar do excesso de peso rapidamente e ter a ajuda da abóbora em seu objetivo, os especialistas afirmam que, seguindo esse plano de dieta por duas semanas, você pode perder de 5 a 7 quilos nesse período. E eles prometem ainda que, como a dieta contém alimentos saudáveis, você não só perderá peso, como também vai limpar, curar e rejuvenescer seu corpo.

A dieta inclui lanches que contêm frutas, chá ou café sem açúcar e muita água mineral. Mas lembre-se:  esta é só uma sugestão, qualquer dieta a que se queira submeter   deve contar com a ajuda de um médico e nutricionista.

 

Plano nutricional

Veja o plano nutricional

No quinto dia, repita o menu desde o início. Você pode seguir a dieta até obter o peso desejado, mas sem ultrapassar duas semanas. A dieta de abóbora não tem contraindicações, mas não é recomendada para pessoas que têm problemas com o aparelho digestivo.

E é claro, como eu insisto em falar aqui! O que realmente vai fazer com que você tenha mudanças consistentes e perenes é alterar seus hábitos alimentares, incluindo uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas regulares. Ah!  SEMPRE com orientação profissional, combinado?

Espero que tenha curtido as dicas e saiba que estarei sempre atenta às dietas mais comentadas para poder lhe informar e ajudar você a buscar o seu corpo dos sonhos!

VEJA MAIS:

As dietas mais recomendadas em 2017

A dieta ideal para cada tipo de corpo

Dieta Ravenna: uma nova postura diante da comida

Saiba tudo sobre a dieta alcalina

Nove dicas para fazer a sua dieta dar certo

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci