Diversidade & Inclusão

Diversidade e inclusao

5 min de leitura

Diversidade e Inclusão

“Diversidade é ser convidado para a festa, inclusão é ser chamado para dançar e pertencer é dançar como se ninguém estivesse olhando”

 24 de junho de 2021

Por Andrea Greco

Vamos deixar de lado as famosas “cotas”, as leis dentro das empresas e vamos falar de diversidade e inclusão para as nossas vidas.  São diversos tipos de culturas, etnias e deficiências permitindo que a empresa seja mais democrática e generalista.

De acordo com a coalização D5 e a Universidade de Berkeley, o conceito de diversidade inclui todas as maneiras pelas quais as pessoas diferem, englobando as diferentes características que tornam um indivíduo ou grupo diferente de outro.

Diversidade é falar de todos nós, ela está relacionada à representação demográfica, como por exemplo, culturas distintas, que pode envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros profissionais LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual).

Já a Inclusão é a valorização e inserção de população para que não haja separação, assim garantir que todas as pessoas tenham chances de se desenvolver dentro de uma empresa.

“Diversidade é ser convidado para a festa, inclusão é ser chamado para dançar e pertencer é dançar como se ninguém estivesse olhando”

Verna Myers, Advogada de Harvard, Expert em D&I da Própria Companhia e Vice-Presidente na Área de Inclusão da Netflix.

Quem deve estar a frente para implementar um Programa de diversidade e Inclusão?

É papel do Recursos Humanos e da organização definir quais serão os indicadores mais importantes para a organização, todos os setores devem participar de todos os processos da empresa e fazer uma reflexão sobre as equipes e os cargos que cada colaborador ocupa.

Crie programas e políticas para a diversidade na empresa, mantenha uma comunicação clara e assertiva alinhada com o objetivo do programa, revise a cultura organizacional, defina um ou mais líderes pela elaboração dele, alinhe com o marketing de sua empresa como será a divulgação deste programa, crie um código de conduta e ética para que não haja respeito as regras, gerencie as habilidades individuais e adapte processos seletivos a este projeto.

De acordo com o estudo do Boston Consulting Group (BCG), que sugere que o aumento da diversidade entre os líderes de equipe resulta em mais inovação e aumenta a performance financeira. As empresas que relataram um índice de diversidade acima da média em suas equipes de gestão também relataram uma receita com inovação 19% maior do que a de empresas com diversidade de liderança abaixo da média.

No Brasil, somente 34% dos estudantes universitários são negros. Sendo que 56,10% da população se declara negra no país.

Somando-se a isso, conta o fato de que, entre jovens negros de 21 anos, 18% estão estudando ou terminaram a sua graduação. Muito menos do que os 36% de brancos na mesma faixa etária. (Agência Brasil)

A situação das mulheres também ainda passa longe da igualdade no mercado de trabalho.

Segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – realizada pelo IBGE), o Brasil é composto por 51,8% de mulheres. Acontece que, até 2018, elas ocupavam apenas 39,1% dos cargos gerenciais.

Em sua edição de julho de 2019, a revista Você RH mostrou uma estimativa de que, no Brasil, quanto mais alto a hierarquia do quadro, menor é o índice de mulheres. No quadro executivo, apenas 14%. Já no conselho administrativo, o índice cai para 18%.

De acordo com o Kantar Inclusion Index de 2019, primeiro índice global de D&I baseado exclusivamente em feedbacks de funcionários de diversos setores, os brasileiros enfrentam desafios no ambiente profissional e sentem dificuldades em compartilhar os seus problemas internamente:

Quais são as vantagens?

Case da Natura

Focada em cosméticos, a empresa brasileira possui sua própria Política de Valorização da Diversidade, desde 2016.

Três anos mais tarde, a Natura ganhou reconhecimento do Guia Exame de Diversidade devido às boas práticas para incluir pessoas com deficiência.

Na ocasião, a companhia contava com 6,16% de PCDs em seu quadro de funcionários, grande parte alocada em um espaço de separação de produtos.

No local, que conta com tecnologia que utiliza luzes para indicar tarefas (chamada picking by light), 16% dos trabalhadores têm algum tipo de deficiência.

Andrea Greco

Leia também:

A vista da montanha é linda

Liderar é lidar com diferenças

Moda é diversidade e inclusão



Andréa Grego

Psicóloga, especialista em carreira e recolocação, Colunista, Escritora, Influenciadora, Palestrante.
+311k seguidores no LinkedIn.






Entendendo conceitos – Raça e etnia, igualdade e equidade Diversidade & Inclusão

Entendendo conceitos – Raça e etnia, igualdade e equidade
Diversidade e Inclusão Diversidade & Inclusão

Diversidade e Inclusão
Racismo Estrutural: o racismo de cada dia Diversidade & Inclusão

Racismo Estrutural: o racismo de cada dia
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!