O que fazer para recuperar o shape pós-pandemia?

RENATA SPALLICCI

Fitness

12/08/2020

O que fazer para recuperar o shape pós-pandemia?

A pandemia está nos trazendo muitas lições, antes mesmo de acabar, e uma delas é o quanto devemos cuidar de nosso corpo! Vamos nos preparar para retomar os exercícios?

6 min de leitura

É pessoal, eu sei! Manter a boa forma na pandemia não está sendo fácil! Muito tempo em casa, mudança de rotina, ansiedade por todo o cenário que a gente está vivendo (que, muitas vezes, nos leva a querer comer mais…), enfim, mais um de tantos desafios que estamos vivenciando neste período.

E olha, a ciência nos avisa: daqui para frente, poderemos ter outros desafios tão grandiosos como esses que já estamos enfrentando!

Mas a questão é que a gente tem de aprender a viver nesta nova realidade, e adaptar nossos treinos para isso é um dos pontos essenciais para mantermos nossa boa forma e também nossa sanidade! Eu sei que muita gente deu um tempo nesse período, mas acredito que, se este é seu caso, a hora de retomar é agora!

Parar de fazer exercícios? Nunca!

Parar de fazer exercícios? Nunca!

Para aqueles que praticavam academia regularmente e trabalhavam os músculos com rigor, parar de repente, como fomos obrigados a fazer, pode trazer sérias consequências. Inclusive, mexer com o nosso metabolismo, desenvolvendo mais açúcar no sangue e alguns sintomas iniciais de resistência à insulina.

Eu consegui manter minha rotina de treinos em casa e aproveitei o período para experimentar uma dieta cetogênica, (veja nos links abaixo). Agora estou voltando devagarzinho para a academia, observando todos  os protocolos necessários.

Mas sei que com toda essa maluquice do confinamento, muita gente relaxou, porque a rotina mudou, acabou dando um tempo nos exercícios e exagerando na alimentação.

Então,  está na hora de recuperar o tempo perdido.

Comece em casa mesmo, tirando um tempo pela manhã ou final do dia para a sua prática diária. Crie uma rotina de exercícios físicos.  Puxe pela memória a sequência que fazia na academia e vá buscando adaptações

Não tem equipamentos? Improvise.

As academias, em várias cidades, já estão funcionando com horário marcado e com diminuição de praticantes, mas pra quem ainda não pode voltar, ou por insegurança ou porque prefere não se arriscar em virtude da convivência diária com familiares, vale a pena usar a criatividade.

Não tem pesinhos? Utilize utensílios ou embalagens cheias e fechadas de alimentos com peso igual ao que você costumava usar na academia. Lá no começo do isolamento, eu já havia dado algumas dicas aqui de como treinar em casa, portanto vale a pena dar uma conferida, se ainda estiver em dúvida do que pode fazer! 

Ah! E lembre-se: exercícios e alimentação saudável são a chave do sucesso de seus resultados! Por isso, não se esqueça de fazer uma alimentação balanceada e equilibrada e de determinar uma rotina alimentar, mantendo o mesmo horário para o almoço, o lanche e o jantar. Essa regularidade é importante para garantir também um mesmo ritmo ao seu corpo, pois, assim, ele responderá corretamente aos estímulos.

Volte com calma!

Agora, se você está entre os que vão voltar para a academia, é fundamental que, além de seguir todos os protocolos, monte um plano com seu educador físico para uma volta paulatina e saudável. Não pense que você vai retomar exatamente do ponto em que parou. Certamente, você terá que voltar algumas casas, diminuir cargas, mas isso faz parte da retomada… E é melhor regredir um pouquinho agora do que forçar a barra, se contundir e  ficar ainda mais tempo de molho!   

Se você costumava treinar com regularidade, provavelmente a sua memória muscular é boa e, com certeza, você vai recuperar sua massa perdida ou até mesmo ganhar massa magra logo, se souber manter uma rotina.

E ainda lembrando que tudo isso também o ajuda a garantir uma boa imunidade, fator preponderante para a proteção contra o vírus.

Como implementar uma rotina de exercícios?

Em primeiro lugar, comece por definir três dias na semana para o seu treino. Segunda, quarta e sexta, por exemplo, porque são dias de trabalho e  você precisa compensar as horas sentadas.

Além disso, é primordial  que você defina também algumas atitudes saudáveis para as horas em que passa em home office.  Por exemplo, a cada  hora – coloque o alarme do celular pra te lembrar – levante-se, caminhe, respire e tome água.

O pós-pandemia não sabemos ao certo quando e como vai ser. 

O coronavírus mudou nossas vidas por completo. O que foi vivido já está sendo considerado “o velho normal”. É o biólogo Átila Iamarino que nos alerta “… aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para  frente, e quem tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”, disse odoutor em microbiologia pela USP e pós-doutor pela Universidade Yale, numa entrevista à BBC.E ainda completou: “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses”.

O importante agora é não deixar para depois que acabar a pandemia o que você pode começar a fazer em casa, já. Ou melhor, o que você pode fazer para recuperar o tempo e o shape perdidos. O essencial é sair de uma vez por todas do sedentarismo, não dispersar e não perder o foco.

Um dos ensinamentos da pandemia é darmos ainda mais valor a uma vida mais saudável, e isso só se faz com alimentação correta e prática regular de atividades físicas! Vamos todos aproveitar essa oportunidade para rever nossos conceitos e práticas?

Leia também:

Covid 19: a forma como trabalhamos nunca mais será a mesma

Dieta Cetogência possibilita emagrecer com receitas maravilhosas

Prática de exercício é fundamental na quarentena

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci




Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br