fbpx Renata Spallicci - Arnold adiada para 2021 – Ana Paula Leal, presidente da Arnold South América, fala sobre a reestruturação do mercado fitness e os planos para o evento

Arnold South América adiada para 2021

RENATA SPALLICCI

Fitness

18/06/2020

Arnold South América adiada para 2021

Conversei com Ana Paula Leal, presidente da Arnold South América, um dos maiores eventos do segmento no mundo

5 min de leitura

“O setor de esportes e eventos foi o primeiro a parar e, com certeza, será o último a retornar”. Esta é a constatação de Ana Paula Leal, presidente da Arnold South América no Brasil, um dos maiores eventos do mundo fitness. E, realmente, este é um problema que todos que, como eu, amam o mundo fitness e os eventos esportivos terá de enfrentar. Afinal, como podemos imaginar hoje um evento como a última Arnold, realizada em 2019, no Transamérica Expo Center, que reuniu perto de 12 mil atletas e cerca de 85 mil visitantes?!

Arnold South América adiada para 2021

Como podemos, então, pensar em um evento dessas proporções, em meio ao distanciamento social que estamos vivendo? Um evento no qual atletas, como eu, recebem seus fãs, para tirarmos fotos, nos confraternizarmos e nos abraçarmos?

Atletas de alta performance

Atletas de alta performance

E não é somente a questão do público e dos visitantes que constituem  um obstáculo à volta e à normalidade de eventos do setor fitness. Há também a questão esportiva. Com as academias e clubes fechados, em quase todo o País, é praticamente impossível que os atletas estejam conseguindo treinar no mesmo ritmo que é preciso para se manterem em alta performance.

Aliado a isso há também um problema mercadológico. “Muitas empresas do segmento estão com quedas drásticas em seus faturamentos e, certamente, necessitarão de um tempo para se reequilibrarem.”

Todos esses aspectos fizeram com que a Arnold South América tomasse a decisão de transferir o evento,  que seria realizado este ano, para abril de 2021. “Assim que começou a pandemia, eu estava nos Estados Unidos e acompanhei quando a Arnold de Ohio foi adiada. Em seguida, adiamos a nossa aqui na América do Sul para outubro. Mas assim que entendemos os reflexos e o tempo da pandemia, além dos problemas comentados acima, resolvemos passar o evento para o ano que vem’, revela Ana Paula.

Mudanças no mercado

Mudanças no mercado

Ana Paula acredita que o mercado de fitness em geral passará por um grande processo de mudanças pós-pandemia. Isso porque, mesmo quando abrirem, as academias ainda levarão um bom tempo até estarem com as atividades 100% retomadas, o que deve refletir no faturamento dessas empresas e na força do setor.

“Vamos ter uma retomada paulatina e vai levar um tempo até as pessoas estarem se sentindo 100% seguras para voltar. Por outro lado, acredito que, em médio prazo, pessoas que antes da pandemia não iam a uma academia, podem querer começar a cuidar mais da saúde. Então, acredito que, passado este pior momento, o mercado vai se recuperar e depois até mesmo voltar a crescer.”

Mesmo não acreditando que o mercado retome o ritmo acelerado que experimentou em 2018 e 2019,  Ana Paula acha que ele ainda será um dos mais fortalecidos no momento da volta à normalidade. “Se hoje as pessoas estão com medo de voltar às academias,  estão mais cientes da necessidade de cuidar da saúde do sistema imunológico e do corpo. Por isso, creio, realmente, que mais pessoas procurarão suplementos, vitaminas, enfim, o setor vai se recuperar.” 

Outro fator que deve ter  mudança é a adaptação de muitas empresas do segmento ao mundo digital. “A gente percebeu que as empresas que ainda não estavam prontas para o mercado digital sentiram muito mais, e acho que isso é um aprendizado que fica”, analisa a presidente da Arnold.

Mas, apesar de todos os obstáculos e contratempos, ela tem a certeza de que, no próximo ano, a Arnold trará uma excelente experiência para os visitantes e atletas, assim como aconteceu nos anos anteriores.

“Teremos alguns protocolos diferentes, mas isso não vai nos impedir de entregar um excelente evento para os nossos fãs. E acredito que será um evento ainda mais especial porque teremos um público ávido por voltar, atletas supermotivados depois de estarem tanto tempo longe das competições. Por isso, meu recado para todos é: não percam o foco! Não deixem de acreditar em seus sonhos, pois  isso tudo vai passar, e a gente estará lá entregando um evento espetacular para todos.”

E eu assino embaixo das palavras da Ana. Vivemos um momento difícil e inédito para todos, mas, nestas horas, é que devemos mostrar toda a nossa resiliência e força para seguir em frente!

Se a Arnold promete entregar um grande evento em 2021, de minha parte também me comprometo a estar lá, para nos confraternizarmos e celebrarmos a vida e o futuro!

Muito obrigado à Ana pelo bate-papo e vamos em frente com tudo!

Leia também:

Os cenários econômicos para a retomada da economia

Estamos preparados para voltar às nossas rotinas?

Como voltar às academias pós-reabertura?

Busque seu propósito. Deixe o seu legado

Rê Spallicci




Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br