fbpx Conceitos dos fisiculturistas – mais do que um esporte físico, o fisiculturismo é também um esporte mental que ensina muitos conceitos para a vida - Renata Spallicci

Vida de um fisiculturista!

RENATA SPALLICCI

Fitness

23/04/2019

Fisiculturismo: muito mais do que músculos!

Conheça alguns conceitos utilizados pelos fisiculturistas no dia a dia, e que tornam o esporte muito mais do que um esporte somente físico

Cada vez  eu me apaixono mais pelo mundo do fisiculturismo e por ser uma atleta deste esporte. E o que mais me fascina nesta modalidade é um lado que quase ninguém conhece. Sim, porque, para muita gente, o fisiculturista é uma pessoa cheia de músculos… e só! Mas o esporte vai muito além.

Hoje, quero mostrar para vocês conceitos que os fisiculturistas defendem e vivenciam em nosso dia a dia, e que não constituem a parte visível do esporte. Confiram:

O que o fisiculturismo ensina:

Ensinamentos do fisiculturismo

Equilíbrio

Sim, ter um corpo equilibrado, com músculos simétricos e proporcionais é fundamental. Mas, para nós, ainda mais importante é o equilíbrio nos vários aspectos da vida. Você precisa encontrar o equilíbrio adequado entre seu treinamento, alimentação e descanso, e todos os outros fatores relevantes em sua personalidade: família, amigos, trabalho, escola, espiritualidade, recreação, etc.

Cautela

O nosso maior adversário não são os outros atletas com quem competimos, mas sim, nossos próprios limites. Mas isso não significa que a gente os rompa sem nenhum tipo de cautela. Uma lesão pode interromper ou reverter seu progresso por meses, e algumas contusões que lhe ocorrem em um instante podem permanecer  por toda a vida. Por mais pesos que peguemos, sempre devemos ter prudência.

Cortesia

Já houve uma época, quando o esporte era ainda mais fechado do que é hoje, que os fisiculturistas se referiam a eles como integrantes de uma “irmandade de ferro”. E isso se justifica pela cortesia com que um atleta costuma tratar o outro. Já recebi muitas dicas preciosas de “adversárias” e sinto que quase todos os atletas se preocupam em passar e compartilhar o que aprenderam, gerando um clima de cortesia entre todos.

Saúde

Infelizmente, muita gente associa o fisiculturismo ao uso indiscriminado de anabolizantes e esteroides. Mas a verdade é que um programa regular de exercícios, juntamente com uma dieta que desacelera a gordura, uma suplementação de nutrientes, um descanso adequado fazem o estilo de vida da maior parte dos atletas, e isso é ser saudável. A saúde e o fisiculturismo devem andar de mãos dadas.

Visão holística

Somos a união de três sistemas: mente,  corpo e  espírito. Por isso, os atletas de fisiculturismo se concentram em aumentar suas capacidades mentais tanto quanto suas capacidades físicas. É uma decisão pessoal  a escolha de buscar a espiritualidade. O importante é que você se torne um indivíduo completo e não apenas uma coleção de músculos bem arredondados.

Humildade

Parafraseando o mestre Arnold Schwarzenegger, “quanto melhor você conseguir ser, menos terá que provar”. Os grandes atletas do esporte estão sempre prontos a melhorar, aprender e crescer com as críticas construtivas. 

Limitação

A verdade é que, por mais que a gente se esforce, a maioria das limitações genéticas do bodybuilding não pode ser superada. Avaliar claramente seu físico para entender o que você pode ou não  realizar, por meio do fisiculturismo é uma forma de aceitar o nosso corpo e de entender que nossas fraquezas também são parte de nossa individualidade. Aceitamos as coisas que nunca seremos capazes de mudar e nos esforçamos para mudar aquilo que é possível.

Perseverança

É possível, sim, fazer mudanças drásticas em seu físico, mas essas mudanças exigirão um investimento de muitos meses – senão anos. Treine regularmente e coma direito, dia após dia. A perseverança é a chave para o sucesso do fisiculturismo.

Perspectiva

Se você não está competindo no concurso Mr.Olympia, não deve gastar tanto tempo, dinheiro e energia no fisiculturismo quanto um concorrente do Olympia. Defina suas prioridades e mantenha a importância do fisiculturismo em perspectiva. Veja também equilíbrio.

Realismo

Definir metas inacessíveis só pode levar à frustração. A menos que você seja um fisiculturista profissional de nível superior, não há necessidade de planejar planos para ganhar o Mr.Olimpia. Defina metas realistas de curto e longo prazo. Quando você atingir essas marcas, defina novas para desafiar-se continuamente com um padrão que maximize seu potencial, mas que não exceda suas limitações.

Respeito

O esporte é extremamente dinâmico e, a cada dia, surgem novas formas de treino. Mas é essencial para um atleta de fisiculturismo entender que os fisiculturistas de décadas passadas pavimentaram o caminho para nós. Tudo isso usando equipamento, suplementos, treinamento e conhecimento nutricional inferiores. Eles merecem o nosso respeito.

Busca constante pelo autoconhecimento

Mais do que tudo, o fisiculturismo nos ensina a importância do autoconhecimento em nossas vidas. Saber os limites do nosso corpo, a melhor dieta, e ter a força mental para suportar as pressões e as privações do esporte só é possível  se tivermos uma alta dose de autoconhecimento. 

Bom, é isso! Espero que com esta matéria tenham aprendido o quanto o fisiculturismo vai além da questão física e como há outros elementos essenciais para ser uma atleta do esporte!

Leia também:

O poder da mente e do autoconhecimento no esporte

Dia do fisiculturista – parabéns aos atletas do esporte que aprendi a amar e admirar

O poder da união da mente e do corpo

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br