Fitness

Crossfit – Muito mais do que um amor de verão

Em 2015, o Crossfit alcançou uma significativa popularização no Brasil e virou uma verdadeira febre. Um ano se passou e... será que o esporte ainda desperta as mesmas paixões? Confira a resposta na matéria com o coach da modalidade, Júlio Mariano.

 1 de dezembro de 2016
5 min de leitura

Renata Spallicci na Templo SA Crossfit

Em 2015, o Crossfit alcançou uma enorme popularização no Brasil e virou uma verdadeira febre. Um ano se passou e… será que o esporte ainda desperta as mesmas paixões ou simplesmente foi apenas mais um amor de verão?

Quem dá essa resposta sem medo de errar é Júlio Mariano, Head Coach do TemploSACrossfit, um dos mais conceituados box de Crossfits no Brasil. “Veio para ficar, pois é uma modalidade que tem muito conteúdo técnico, além de proporcionar bastante integração entre as pessoas e inúmeros benefícios físicos e mentais. Por isso, o treinamento e esporte é o que mais cresce no mundo, atraindo crianças, adultos e idosos”, analisa.

E, realmente, este talvez seja o grande fator que manteve o Crossfit com a mesma popularização desde o início da febre desse esporte, já que ele proporciona a individualização dos objetivos, mas, ao mesmo tempo, promove uma integração incrível entre os participantes. O método pode ser direcionado para qualquer finalidade, seja perda de peso, ganho de força, de tamanho, condicionamento, preparação para outro esporte, e/ou até para competir no próprio Crossfit, mas com a vantagem de proporcionar um ambiente de time, de união e participação entre os praticantes. Ou seja, o Crossfit consegue unir, em uma mesma prática, a vantagem dos programas individuais e dos esportes coletivos.

Resultados

Templo SA Crossfit

“Os resultados são físicos – melhora da saúde em geral e condicionamento físico – e mentais – força e resiliência para todos os fatos que podem ocorrer no dia a dia, além de coragem para tomar decisões. E ainda espirituais, pois, quando trabalhamos em equipe, a amizade, o companheirismo e compaixão se manifestam de forma natural. Um ajudando o outro no seu ponto forte e fortalecendo o seu ponto fraco”, explica o professor.

Outro fator de destaque do Crossfit é que ele traz desafios diários e não deixa a aula cair na mesmice. E mais: sua filosofia permite que se trabalhe o corpo, mas também os limites mentais do aluno, levando-os a ter ganhos físicos e psicológicos. “Tarefas são executadas e levadas a situações em que o cérebro quer se defender e se proteger, pedindo para parar. Neste momento se forja uma mente de aço que pode superar estes desafios como os obstáculos da vida”, compara Julio.

Atleta desde os 14 anos, principalmente em artes marciais, tendo participado da seleção brasileira de kung-Fu e sendo faixa preta de jiu-jitsu, Julio já havia instituído o treino físico como parte da sua vida, mas, mesmo assim, descobriu no Crossfit uma oportunidade de ir muito além. “Por meio do CrossFit, é possível conhecer os momentos que quero refugar e aqueles em que quero ser um campeão. Entender e compreender melhor a mim mesmo, o que para mim é um grande segredo, tanto no esporte quanto na vida.”

Ainda não conhece o Crossfit?

Crossfit Templo SA

Se você ainda não conhece o esporte, o Crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, independente de idade ou nível físico, gerando, assim, maior otimização de todas as capacidades físicas.

Resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão são os pontos trabalhados na modalidade.

Com aulas diárias, o treinamento é indicado para qualquer tipo de aluno, mas para quem quiser iniciar no programa, a indicação é que o treino seja realizado em dias alternados. Depois, com o desenvolvimento, o aluno poderá treinar diariamente e ir buscando cada vez resultados mais desafiadores. “No Crossfit, a gente aprende que o que eu chamo de limite hoje é apenas uma passagem para um novo estágio que alcançarei amanhã. Sempre é possível ir muito além. Podemos dizer que cada treino de Crossfit é uma lapidação do ser para viver como um campeão. Campeão é o ser humano capaz de assumir todas as responsabilidades e as rédeas do que acontece em sua vida, e assim, ser não somente um vencedor no esporte, mas sim, um capitão da sua alma”, finaliza Júlio.

Para conhecer um pouco mais sobre a história do programa, confira matéria crossfit: a nova tendência fitness!

 

Leia também:

 Treino de Crossfit 

Treino funcional com Team Guirra

 Tendencias de 2018 no mundo Fitness

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci








Fale comigo!
Fale comigo!