As sete tendências de fitness para 2021

RENATA SPALLICCI

Fitness

05/11/2020

As sete tendências de fitness para 2021

Quais as principais mudanças previstas para o mundo fitness no próximo ano

6 min de leitura

A pandemia do COVID-19 sacudiu a indústria do fitness. Mais do que nunca as pessoas passaram a ver os exercícios físicos como uma orientação para a saúde, preocupando-se com o corpo de forma mais holística.

Além disso, o foco em atendimento particular e para grupos de risco passou a ter uma nova importância nesse novo mundo. Mas o que será que deve mudar no universo fitness diante desta nova realidade?

Com essa pergunta em mente fui pesquisar nos principais sites internacionais do segmento e compilei aqui aquelas que eu acredito que serão as sete principais tendências fitness 2021. Vamos lá?

1 – Altos padrões de higiene

Altos padrões de higiene

A Associação da Indústria Alemã de Fitness e Saúde (DIFG) realizou uma pesquisa para entender qual a principal preocupação das pessoas em relação à prática esportiva em tempos de COVID. E a tendência número um aponta que a própria saúde está no topo da lista para a maioria dos entrevistados. Embora 68% sejam a favor da reabertura das academias, 40% condicionam a ida à academia à introdução de medidas de proteção à saúde.

Muitas pessoas permaneceram em forma durante os períodos de quarentena, praticando corrida,  fazendo caminhada, exercícios físicos por conta própria ou serviços digitais gratuitos. Destes,  73% pretendem manter um treinamento alternativo no futuro, a não ser que as academias garantam os mais altos padrões de higiene

2 – Academia para a saúde

Altos padrões de higiene

A experiência da pandemia, de uma forma ou de outra, trouxe a saúde para o centro da preocupação das pessoas. E isso, em princípio, é bom para a indústria do fitness, já que o condicionamento físico fortalece o sistema imunológico. Por outro lado, mais que nunca as pessoas precisam de ofertas certas e seguras para se exercitarem.

O que é necessário, portanto, é a “mudança de uma academia da estética para uma academia voltada para a saúde”.

3 – Mentalidade: Conexão de Corpo e Mente no Treinamento

 Mentalidade: Conexão de Corpo e Mente no Treinamento

A tendência para práticas como ioga ou pilates  já existia antes do Corona, mas foi intensificada pela pandemia. Cada vez mais pessoas desejam combinar treinamento físico a relaxamento mental.

Esse desejo é desencadeado não apenas pelo estresse relacionado ao trabalho, mas também pela extenuante educação escolar das crianças em casa ou pelas preocupações financeiras e de saúde em relação à pandemia. Portanto, fortalecer também o nível psicológico do esporte em novas ofertas é essencial para o futuro das academias.

4. Treinamento Diferenciado e Orientado a Grupos Alvo

Treinamento Diferenciado e Orientado a Grupos Alvo

Seja no uso da mídia, no comportamento de compra ou em viagens, a individualização está avançando para todas as áreas da vida. Isso também se aplica, é claro, aos nossos desejos de boa forma. Treinamentos individualizados e diferenciados passarão a ser cada vez mais obrigatórios.

Estúdios de fitness completos continuarão a existir. No entanto, as butiques e os microestúdios com ofertas personalizadas estão atraindo cada vez mais clientes. Nestes tempos difíceis, a especialização também pode ser financeiramente atraente para os estúdios de fitness. Afinal, quanto mais especial você é, mais as academias podem cobrar de seus clientes.

5. Ofertas especiais para grupos de risco e idosos

Ofertas especiais para grupos de risco e idosos

Para grupos de risco ao corona e idosos, saúde e boa forma são tão importantes quanto para o resto da população. Isso torna os idosos um grupo alvo central que deve ser cortejado com ofertas especiais e oportunidades de treinamento. Isso pode variar de treinamento individual ou exercícios em pequenos grupos para instalações especiais e ofertas digitais para treinos sem riscos em casa.

6. Combinação de Esporte e Fitness

Combinação de Esporte e Fitness

Prefere ir para a academia para ficar na esteira ou correr ao ar livre? Para muitos fanáticos por condicionamento físico, essa costumava ser quase uma dúvida existencial. Entretanto, o período da quarentena, incluindo o fechamento das academias, acelerou a resolução dessa dúvida. Aliado aos aplicativos de fitness que se multiplicaram no período, muitas pessoas perceberam que podem conduzir os seus treinos sozinhas, e comprar equipamentos para se exercitar em casa passou a ser uma alternativa.

7. A força do fitness online

A força do fitness online

Com as academias fechadas, ainda mais fãs de esporte se voltaram para as ofertas on-line de aplicativos e para programas via internet. Já existe inclusive um programa on-line para fazer aula de bike conectada com pessoas em todo o mundo, de uma bicicleta especial que você pode ter em seu quarto. Assim como nossas reuniões de trabalho migraram para o zoom, as aulas de bike em locais fechados e abafados podem migrar para a sua garagem de casa, e de quebra você ainda pode conhecer pessoas em todo o mundo com os mesmos gostos e no mesmo estágio de preparo físico que o seu.

E você, já está se organizando para as atividades físicas no próximo ano? Lembre-se de que com ou sem pandemia, exercitar-se é fundamental para a sua saúde física e mental!

Leia também:

É tempo de se exercitar ao ar livre?

Muito tempo parado: como evitar o risco de lesões

O que fazer para recuperar o shape pós-pandemia

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br