Gestão e Liderança

Cultura

5 min de leitura

A Cultura organizacional e a importância para o seu sucesso profissional

Entenda a importância do líder no fortalecimento da cultura organizacional

 17 de setembro de 2021

Eu acredito que cultura organizacional é um fator essencial para o sucesso das organizações. Por isso, na Apsen levamos muito a sério a disseminação de nossa cultura e, em meu próximo livro, “Sucesso é o segredo de times apaixonados” dediquei um capítulo inteirinho ao  tema.  

A cultura organizacional tornou-se a palavra-chave da moda nos últimos anos. Mas mesmo com quase todas as empresas tentando melhorar sua cultura, esse parece ser um dos termos mais usados ​​e menos compreendidos.

Então, afinal, o que é cultura organizacional? E como isso afeta você como empregador e como funcionário?

A cultura organizacional, em sua forma mais simples, é como as coisas são feitas na empresa. Isso inclui suas missões e valores, o nível de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal oferecido e observar se o trabalho em equipe ou a autonomia são incentivados.

Também inclui fatores que podem impactar a satisfação diária de sua equipe, desde o layout do escritório até a agilidade do ambiente.

Em suma, a cultura é a espinha dorsal de uma organização, portanto é essencial que todos os colaboradores e, em especial, a liderança conheçam muito sobre essa cultura.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente, 88% dos profissionais atuantes consideram que as ações da liderança executiva afetam a cultura geral da empresa em sua organização. Isso significa que as escolhas que os líderes fazem, seu estilo de comunicação e como lidam com o sucesso e os fracassos podem ter um efeito cascata positivo ou negativo no engajamento e desempenho dos funcionários.

Em suma, se os funcionários não sentirem uma forte conexão com a cultura da empresa e a liderança, eles encontrarão uma organização na qual se encaixam melhor.

Lembre-se de que o desenvolvimento de uma cultura organizacional forte não só ajuda a reter os melhores funcionários, mas também cultiva uma boa reputação que atrairá novos talentos.

Por isso, se você atua como líder e acredita que a cultura de sua empresa precisa ser aprimorada,  aqui estão cinco maneiras simples de criar uma experiência melhor para sua equipe:

Participar

Líderes que desejam que sua equipe se comprometa com a cultura também precisam se comprometer. Isso significa estar presente em eventos, entusiasmar-se com novos serviços ou lançamentos de produtos e conectar-se com a equipe. Para que esses esforços sejam eficazes, no entanto, você precisa ser consistente.

Dar o exemplo

Para reforçar consistentemente a cultura e os valores da empresa, os líderes devem exemplificar as qualidades que esperam de sua equipe e modelar os comportamentos que desejam praticar. Haverá maior adesão da equipe, quando a liderança estiver comprometida com os objetivos e valores da empresa, o que ajudará a reunir os funcionários e uni-los em direção a um objetivo comum.

Reconhecer o trabalho árduo

É muito fácil ignorar o poder de um agradecimento. Para mostrar que você está prestando atenção, no entanto, é importante reconhecer as realizações de sua equipe, quer  isso aconteça na forma de uma promoção ou de uma mensagem para toda a empresa.Criar um ambiente rico em feedback é uma ótima maneira de deixar seus funcionários entusiasmados com seu impacto e ansiosos para fazer mais.

Ser transparente

Todos os funcionários – independentemente do cargo ou estabilidade – devem ter a oportunidade de fazer parte do processo de tomada de decisão. Em vez de tratar os funcionários como engrenagens de uma máquina, a liderança deve se esforçar para ser mais acessível com novas iniciativas, ouvir o feedback dos funcionários e encorajar a colaboração entre os departamentos.

Criar momentos de interação

Dê aos seus funcionários a oportunidade de se conhecerem fora de um ambiente de trabalho formal. O planejamento de eventos que ocorram regularmente, como a celebração de um feriado anual ou um evento trimestral de serviço comunitário, não só construirá confiança e relacionamentos entre seus funcionários, mas também os ajudará a se sentirem mais conectados à empresa.

Como disse no início deste texto, meu novo livro dedica um capítulo todinho a esse tema, mostrando o trabalho que fizemos na Apsen para reforçar nossa cultura e trazendo cases do quanto esse assunto  é importante para o sucesso das organizações e dos profissionais!

Leia também

 O líder moderno – dez novas tendências em liderança e gestão

A importância de se liderar pelo exemplo 

Desafios da gestão estratégica 

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci




Como conciliar quatro gerações trabalhando juntas Gestão e Liderança

Como conciliar quatro gerações trabalhando juntas
A Cultura organizacional e a importância para o seu sucesso profissional Gestão e Liderança

A Cultura organizacional e a importância para o seu sucesso profissional
O que é employer branding (marca do empregador) e qual sua importância Gestão e Liderança

O que é employer branding (marca do empregador) e qual sua importância
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


Open chat
Fale comigo!
Siga nas redes sociais

Política de Privacidade   Contato   Sobre


Open chat
Fale comigo!