fbpx Desfile-Barroca-2020– tudo sobre o desfile da Barroca na visão da rainha de bateria da escola desfile-barroca-2020– tudo sobre o desfile da Barroca na visão da rainha de bateria da escola - Renata Spallicci

Barroca lavou a alma no Carnaval 2020

RENATA SPALLICCI

Carnaval

22/02/2020

Barroca lavou a alma no Carnaval 2020

Saiba como foi o nosso desfile no carnaval de São Paulo

Respira. Conta até três…Respira… Gente, o que foi este desfile da minha Barroca no Carnaval 2020? Que garra, que alegria, que emoção. Como me senti privilegiada de ser a Rainha de Bateria desta escola! Como me senti feliz de fazer parte desta história!

Foi tudo mágico. Do momento que cruzei a linha amarela, que marca o início do desfile, até a dispersão, eu curti cada segundo, em uma troca de energia absurda com todos integrantes da escola e com o público!

Preparação de 4 horas

E quem vê a gente lá toda linda e animada não faz ideia da loucura que foi a preparação para chegar na avenida. Para vocês terem uma ideia do meu preparo de rainha, na quinta à noite eu já fui para o hotel que fica ali quase dentro do sambódromo para começar a entrar no clima.

Acordei sexta, tomei meu café da manhã (força de expressão porque o cardápio era bem diferente de um café da manhã “normal”, porque desde quarta eu estava só a base de arroz e uvas passas) e ai tive uns momentos de introspecção e relaxamento.

Fiz uma deliciosa massagem, almocei (arroz e uvas passas) e às 14h começou a maratona. Maquiagem, cabelo, maquiagem para o corpo, pintura corporal, fantasia. Foram quase 4 horas para fazer todo o preparo e quando eram, mais ou menos, 18h30 eu estava pronta.

Mas apesar do desfile começar somente às 23h15, a correria já começou tão logo eu terminei de me arrumar. É entrevista com imprensa, foto com pessoal da escola, foto com seguidores, mais entrevista, vídeo para TV, mais foto, bate papo com mais reportes, foto, vídeo… ufa!

Finalmente chegou a hora de ir para a concentração e de soltar a voz na avenida!

Minha fantasia

Mas antes de falar um pouquinho mais do desfile, quero contar para vocês sobre a minha fantasia.  Como vocês sabem, o tema do desfile da Barroca homenageou Tereza de Benguela, uma mulher que se tornou símbolo de liderança, força e luta pela liberdade. Apesar de sua história ter sido pouco divulgada durante um longo período, hoje seu legado é cada vez mais reconhecido. Tereza de Benguela é um ícone da resistência negra no Brasil Colonial.

Segundo a criação dos nossos carnavalescos, Rodrigo Meiners, Rogério Monteiro e Yuri Aguiar, toda a bateria da escola representou a ancestralidade africana de Tereza que veio ao Brasil com os escravos. Em especial, a ancestralidade de Benguela, de onde veio Tereza. A corte da bateria representou as riquezas de Benguela, porque, além dos escravos, os colonizadores usurpavam as riquezas locais também, como dentes de marfim, pedras de búzios e diamantes. Sendo assim, a minha fantasia criada pelo Espaço Luz, que cuida de minhas fantasias desde o ano passado, foi bastante luxuosa exatamente para representar toda esta riqueza. Para vocês terem uma ideia, foram cerca de 50 mil cristais importados e uma pintura corporal toda feita de folhas de ouro pelo Bruno Fatone que também foi o responsável pela minha maquiagem facial: uma pele glow, com olhos bem marcantes com muito brilho e um bocão com dégradé de rosa.  E é claro que foi também uma fantasia bem arrojada e sensual que mostrou bastante meu corpo (afinal, aquele monte de arroz com passas tinha que ter um objetivo, né? Rs).

De volta a avenida

Bom, agora de volta ao desfile! O que dizer? A verdade é que a gente fica com a adrenalina tão a mil que a impressão é que foi tudo muito rápido e as lembranças ficam até meio nebulosas. Mas desde o discurso do Cebola, nosso presidente, na concentração, passando pelo grito da escola puxado pelo Pixolé, pelos primeiros acordes ao recuo da bateria, tudo foi excepcionalmente lindo!

Foi de arrepiar ver aquele pessoal que amargou ver a escola chegar até a quarta divisão do carnaval de São Paulo, cantar com todo o coração o amor de ver sua escola de novo no grupo especial.

A verdade é que desfilando ali no meio daquela gente que convivi desde junho e que aprendi a amar, senti uma emoção inexplicável e um sentimento de pertencimento único! O que tenho certeza é que, independente do resultado dos jurados, nossa comunidade é campeã!

Parabéns a todo a diretoria pelo carnaval maravilhoso! Parabéns mestre acerola por sua condução perfeita para a nossa bateria tudo nosso! Parabéns comunidade por brilhar tanto! Vocês são as estrelas do espetáculo, sempre!

Bom, e agora vou ficando por aqui que vou pegar meu voo para o Rio que hoje à noite tem o Baile de Gala do Copa! Mas podem ficar tranquilos que amanhã eu volto contando tudo para vocês

Leia também:

As mulheres no carnaval de São Paulo

O que é ser uma rainha de bateria

Minha preparação física para o Carnaval 2020

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br