Carnaval

CARNAVAL – Amigos que fiz…

Conheça a história de Mayara Santos, criadora do Samba & Fitness e minha coach de samba!

 31 de janeiro de 2019
7 min de leitura

Samba e Fitness com a Coach Mayara Santos

Samba e fitness! Tudo a ver!

Gente, que delícia está sendo este tempo. Há anos sonho em desfilar no carnaval, mas sempre foi muito complicado conciliar minha agenda com a folia do Momo. Mas, no ano passado, quando recebi o convite da Acadêmicos do Tatuapé, não tive opção. Afinal, não é sempre que você é convidada para integrar a corte de uma escola bicampeã. Wowww, e está sendo simplesmente o máximo.

De verdade, quando aceitei o convite do presidente Eduardo, não fazia ideia do quanto isso tudo ia ser maravilhoso. Se não bastasse todo o show do Carnaval – e vocês sabem que eu aaamooo um show – com música, dança, teatro em plena avenida, eu ainda tenho aprendido muito e conhecido pessoas incríveis.

Uma pessoa pra lá de especial 

Mayara Santos e Rê Spallicci no Acadêmicos do Tatuapé

Aí não tem como. Se é importante para mim, eu “preciso” compartilhar com vocês. Foi por isso que decidi criar essa nova séria aqui: “Carnaval”. Assim vou poder contar para vocês como está sendo essa minha experiência, as lições que tenho aprendido no barracão, as novas amizades com as quais o samba tem me presenteado… enfim, como sempre faço, quero trazer você pra bem pertinho de tudo que vivo intensamente.

Convite aceito, a primeira coisa que pensei, foi: “preciso de alguém que me conduza nessa jornada”. E não é que surgiu um “anjo” no meu caminho? Tô falando sério. Fui apresentada à Mayara Santos, e ela simplesmente me adotou e me apresentou ao mundo do samba. Ela é uma graça de pessoa, dessas que brilham e espalham exuberância por onde passa. Logo de cara deu pra sentir nossa conexão: apaixonadas pela cultura brasileira, pela arte, pela dança, pela inclusão que o samba promove, ambas tendo enfrentado e vencido a guerra contra a balança e saído fortalecidas.

Enfim, não poderia estrear essa série sobre o Carnaval, e mais especificamente sobre as amizades que tenho colhido nessa jornada, de maneira melhor.

Mayara Santos - Carnaval

Mayara nasceu no meio do Samba e do Carnaval. Tenho quase certeza de que, em vez de chupeta e chocalho, a Mayara baby tinha um apito e um pandeiro, hahaha. Está no DNA: o pai coreógrafo e diretor de carnaval, a mãe diretora de escola e a irmã porta-bandeira. Isso sem falar nos tios, primos e amigos próximos.

Assim, desde pequena, a vida de Mayara girou em torno do Carnaval. Já desfilou na ala das crianças, foi ritmista, alegoria, diretora, destaque, rainha de bateria, primeira princesa do Carnaval de São Paulo e defendeu grandes agremiações como a Vai Vai, Rosas de Ouro, Mocidade Alegre, Vila Maria, Morro da Casa Verde, Uirapuru da Moóca e outras. E já me confessou que mantém um carinho enorme por todas elas.

Há alguns anos, Mayara enfrentou um dos momentos mais difíceis da sua vida. Entrou em depressão, engordou 15 quilos, viu-se sem emprego e totalmente sem rumo. Mas foi aí que o samba, mais uma vez, entrou em cena e marcou a cadência para a virada na vida da rainha. Ela decidiu lançar o Samba & Fitness, um método que, ao longo dos últimos quatro anos, vem ajudando muitas pessoas a emagrecerem enquanto caem no samba. Isso é que eu chamo de unir o útil ao agradável.

Gente, quando a Mayara me falou sobre o Samba & Fitness, não tive como não pensar no Finalmente Magro, e pensei: “uau, como assim, nós duas criamos programas que ajudam as pessoas a emagrecer dançando?”.

Samba Fitness com Mayara Santos

E aí, ficou curioso? Eu também. Tanto assim que pedi à Mayara se ela podia contar pra gente um pouco mais da sua experiência com o Samba & Fitness e com a preparação de sambistas. Ela supertopou, e contou coisas bem bacanas. Vale a pena dar uma conferida:

É realmente possível ficar em forma sambando?

Mayara: Sim, claro. Afinal, o samba é um exercício cardio excelente para perda de medidas, além de ser divertido e trabalhar a autoestima da mulherada. Tudo de bom, né?

Mas quantas calorias dá pra queimar?

Mayara: Ah, vai depender do nível da aula. Temos turmas mais avançadas e outras mais tranquilas, trabalhando sempre de acordo com as condições de cada aluno. Com um grupo mais avançado, chegamos a 500 calorias em um período de 45 minutos. Mas já atingimos índices ainda maiores.

Qual dica de dieta você dá pra quem vai enfrentar o sambódromo?

Desfilar exige muito do físico, assim o ideal é uma dieta rica em proteínas, afinal é preciso muita energia para manter o condicionamento. E, claro, é preciso se hidratar bastante.

Podemos afirmar que o samba faz bem pro corpo e pra alma?

E como. Posso garantir que o samba cura por dentro e por fora. Existe coisa mais feliz? Sambar, cantar… sem dúvida essa é uma das atividades que mais leva alegria para o mundo. Nosso Carnaval é, sem dúvida, a melhor festa do planeta. E, se é festa, tem alegria!

E quem se interessar pelo Samba & Fitness como deve fazer?

É bem fácil. As aulas acontecem em grupo, três vezes na semana. Basta apenas força de vontade e dedicação. Não é difícil, mas necessita de esforço, pois trabalhamos todos os membros do corpo. Podemos dizer que um pouco de coordenação e fundamental, rsrs, mas a gente sempre ajuda.

E o “coaching”, como aconteceu na sua vida?

A partir das aulas do Samba Fitness, comecei a ser procurada por muitas pessoas que tinham o sonho de participar do Carnaval, mas que não tinham a menor ideia de como fazer. Foi, então, que decidi ajudar essas pessoas, mostrando e ensinando que é possível ser do Carnaval sem ter sido nascido e criado nele. O samba nas faz acepção, ele inclui todos.

O que as pessoas querem aprender, quando te procuram?

Elas querem aprender a fazer firulas (risos) e sambar rápido. Existe uma certa dificuldade em sambar rápido e sincronizar os braços com as pernas. Além disso, muitas buscam “emagrecer”.

Conte pra gente algumas dessas “personalidades” que você já orientou?

Além de você? < risos > Bem, ao longo dos últimos anos, pude preparar nomes como Daniela Albuquerque, Luciana Gimenez, Juju Salimeni, Dani Bolina, Fernanda Lacerda, Cacau… todas vocês mulheres talentosas e poderosas, cheias de alegria, que ajudam a fortalecer o samba e o Carnaval.

Gente, ela não é o máximo? Sou fã dessa pessoinha linda, cheia de vida e de energia. Sem dúvida, a Mayara é uma dessas amizades que o Carnaval me deu e que vão seguir comigo na passarela do samba e da vida S2 S2

 

Leia também:

Musa do Acadêmicos do Tatuapé: recebida de braços abertos

Esporte e dança com Alan Brasil

Porque decidi compartilhar meu segredo de emagrecimento

 

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

 








Abrir Conversa
Fale comigo!
Abrir Conversa
Fale comigo!