Apsen realiza segundo evento do ANH

RENATA SPALLICCI

Carreira

08/07/2020

Apsen realiza segundo evento do ANH

Com o tema “A Retomada”, Fórum Action, Nutrition and Health (Ação, Nutrição e Saúde - ANH) traz o conhecimento do esporte de alto rendimento para os profissionais de saúde.

7 min de leitura

No último sábado, dia 4 de julho, tive o privilégio de realizar, junto à Apsen, a segunda edição do Fórum ANH – Action, Nutrition and Health (Ação, Nutrição e Saúde).

Criado no ano passado, a partir de um grande sonho meu, o ANH é uma iniciativa pioneira cujo objetivo é disseminar o conhecimento científico para profissionais do esporte de alto rendimento, congregando diversas disciplinas. Isso porque, em decorrência de minha experiência como atleta, percebi a importância da visão holística e do trabalho conjunto de diversos profissionais da área de saúde na preparação de um esportista.

Essa vivência me despertou o interesse em abrir o leque de atuação da Apsen e abraçar as outras especialidades no ramo da saúde, proporcionando uma troca de conhecimentos e fomentando o desenvolvimento científico.

Este ano, em virtude da pandemia da COVID, o evento foi realizado totalmente de forma virtual, o que é até curioso, já que na primeira edição, realizada no ano passado, o tema tecnologia foi amplamente discutido. E lá estávamos nós, um ano depois, realizando o evento, totalmente amparados pela tecnologia.

Palestras e temas tratados

Palestras e temas tratados

Mais uma vez, o Fórum foi de uma riqueza ímpar no que diz respeito à qualidade das palestras apresentadas pelos nossos convidados. Com a sempre competente curadoria do Dr. Caio Gonçalves, da Apsen, contamos com a presença do professor Altamiro Bottino, especialista em performance humana em saúde e no alto desempenho, que falou sobre “o novo normal: quais os desafios no uso de tecnologias em saúde digital”;

minha querida Mirtes Stancanelli, nutricionista e mestre em Biologia funcional e molecular, que nos revelou os segredos da “nutrição na alta performance”, falando sobre como atuar quando a preparação é rompida e o desafio da quarentena”;e,por fim, Thiago Lobo, secretário de esportes do município de São Paulo, que nos contou  os planos da cidade de São Paulo para o esporte, tendo em vista a retomada pós-covid.

O professor Altamiro abriu nosso evento trazendo números atualizados do COVID-19 no Brasil e no mundo e reforçou o quanto a humanidade está tendo respostas rápidas em termos científicos durante esta pandemia.

Ressaltou a infinidade de artigos científicos publicados desde a descoberta do patógeno e a rapidez com que estamos chegando a uma vacina. E claro, tudo isso, graças à ciência e ao investimento maciço em estudos e em conhecimento.

Após a abertura, Altamiro abordou como a tecnologia será fundamental na saúde no mundo que viveremos pós-covid e sobre os desafios que a humanidade deverá enfrentar para torná-la acessível a todos.

Entre as novidades que ele apresentou, vimos desde equipamentos de monitoramento remoto para acompanhar dados de pacientes com as mais variadas enfermidades, inclusive COVID, até dispositivos que avisarão o momento  de higienizar as mãos.

Além dessas “curiosidades” tecnológicas, Altamiro falou também sobre as questões que precisamos analisar e propor soluções sobre o trabalho em home-office que pode se tornar algo muito mais comum daqui em diante. Segundo ele, temos o grande desafio de trabalhar com os filhos em volta, de passar muitas e muitas horas sentados, e de unirmos à pandemia do COVID a uma pandemia de obesidade, além de problemas de distúrbio do sono. ”Além disso, somos seres sociais e precisamos da interação humana”, complementou.

Como solução, Altamiro mostrou como  a tecnologia, o polimorfismo genético e a prescrição de uma alimentação correta podem nos ajudar a superar esses desafios.

A nutrição e a quarentena

Depois das ótimas explanações do Altamiro, tivemos a apresentação da Mirtes Stancanelli, nutricionista, que abordou como está lidando com a questão da quebra do volume da intensidade de treinos, somada à mudança da qualidade nutricional nos atletas de alto desempenho.

Trabalhando em um time profissional de futebol, ela analisou todos os aspectos físicos e psicológicos que estão afetando os atletas e como lidar com este momento de exceção. “A alimentação certamente é uma fonte de satisfação imediata, e casos como estes de quarentena nos levam a comer mais  alimentos mais doces e gordurosos.”

Mirtes trouxe dados que confirmam sua afirmação: segundo pesquisas, a venda de sorvete cresceu 56% na quarentena, e de leite condensado, 55%. Isso só para ilustrar o quanto as pessoas estão realmente “descontando” na comida as suas tristezas pelo momento que atravessamos.

Mas, como lidar com esta realidade com atletas profissionais? “Mais do que nunca, os atletas precisam ter conhecimento sobre nutrição e serem protagonistas dos cuidados com suas alimentações”, destacou.

Os desafios da cidade de São Paulo

Para fechar nosso evento, contamos com Thiago Lobo, secretário de esportes do município de São Paulo, que falou como a maior cidade do Brasil se prepara para a retomada, especificamente no esporte.  

Além de expor os planos da cidade, Thiago abriu o espaço de sua palestra para perguntas e falou sobre todos os temas ligados ao esporte em São Paulo.

Fiquei extremamente feliz com o nível das discussões e dos temas tratados no nosso fórum e estou convicta de que demos uma contribuição essencial para entendermos e nos prepararmos para os desafios da retomada, bem como para que, juntos, possamos construir o futuro da história do esporte de alto desempenho em nosso País!

Mais uma vez, o ANH teve patrocínio do Extima, produto da Apsen, com formulação exclusiva no Brasil, composta por peptídeos bioativos de colágeno, antioxidantes, magnésio, vitamina D12 e os aminoácidos formadores de músculos, o famoso BCAA. Indicado para o cuidado e prevenção da sarcopenia, o composto vem sendo utilizado também na medicina esportiva com excelentes resultados nas lesões musculares.

Minha gratidão aos nossos palestrantes, Altamiro, Mirtes e Thiago, e a todo o time Apsen que não mediu esforços para que, mesmo virtualmente, pudéssemos entregar um evento perfeito e repleto de conhecimento.

Em breve, a revista do ANH também estará no ar com mais informações e artigos sobre saúde e esporte de alto rendimento!

E, no ano que vem, certamente nos veremos novamente! Se Deus quiser, pessoalmente e com muito calor humano!

E se você quiser saber mais sobre tudo o que rolou no evento e ver na íntegra as palestras dos nossos convidados, é só conferir no link abaixo:

Leia também:

Secretaria dos esportes da cidade de São Paulo prepara a retomada

Os gadgets no esporte

1º Forúm ANH reúne profissionais da nutrição e medicina esportiva

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Empresária, escritora, palestrante, coach e influenciadora digital, empreendedora, rainha de bateria da Barroca Zona Sul e campeã de fisiculturismo, Renata é inspiração para que as pessoas busquem, sempre, se autoconhecer e assim superar os desafios e trilhar a jornada rumo à realização dos seus sonhos.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br