fbpx esporte radicais e carreira – entenda porque os esportes radicais podem ajudar no desenvolvimento da sua carreira - Renata Spallicci

RENATA SPALLICCI

Carreira

22/08/2019

Esportes Radicais e carreira

Confira os benefícios da prática de esportes radicais e entenda porque eles podem ser úteis para fortalecer suas competências profissionais

Escalada, surf em ondas grandes, esqui extremo, bungee jump, montanhismo, rafting… quando pensamos em alguém que participa dessas atividades, pensamos em pessoas destemidas e que estão prontas para assumir riscos. Pessoas jovens, caçadores de aventuras e que passam a vida em busca de “adrenalina”.

O problema com esse estereótipo de participantes de esportes radicais é que isso não só não soa verdadeiro, mas também significa que os esportes radicais são vistos de uma forma que os torna inacessíveis a “pessoas normais”.

Essa visão pode ser extremamente prejudicial, especialmente quando há evidências que mostram que os esportes radicais podem sim ser acessíveis a muitas pessoas e ter um impacto muito positivo em nossas vidas e principalmente em nossas carreiras.

E é sobre isso que quero abordar neste artigo! Vem comigo?

Como eles podem impactar em sua vida

Normalmente, temos duas visões bem distintas sobre os esportes de aventura: há aqueles que os amam e aqueles que se sentem muito intimidados por eles.

Os que são apaixonados pela adrenalina dos esporte radicais, falam sobre a sensação de liberdade, de superação e de conquistas, enquanto que os temem citam os riscos e os seus perigos.  

O fato é que, feito de forma segura e controlada, os esportes radicais são muito mais do que um momento de quebra de rotina. Eles são um microcosmo da experiência essencial para nossas vidas e carreiras de sairmos de nossa zona de conforto, nos desafiarmos e buscarmos, dentro de nós mesmo, força mental e controle de emoções.

Certamente desafiadores, eles vêm com tantos benefícios, que podem nos transformar completamente e mudar nossa visão da vida.

Saúde mental

O sentido e a excitação dos esportes de aventura liberam hormônios em seu corpo, que contribuem diretamente para uma boa saúde mental. Além disso, aceitar um desafio e completá-lo fará com que você se sinta positivo e confiante

Essas atividades esportivas também tendem a empurrá-lo para seus limites mentais e físicos, o que faz com que você perca a calma algumas vezes. Quando você está regularmente envolvido em atividades de aventura, sua capacidade de permanecer calmo, estável e pensar claramente sob condições estressantes aumenta.

Um coração saudável

Estudos indicam que pessoas que participam ativamente de esportes de aventura têm menos chances de sofrer um ataque cardíaco. Participar de esportes ativos ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, o que, por sua vez, reduz a pressão arterial.

Construir parcerias e amizades

Praticar um esporte de aventura com alguém realmente tem o potencial fortalecer laços de amizade. Superar desafios e apoiar-se uns aos outros pode realmente formar um vínculo duradouro.

Expandir horizontes

Viajar para novos lugares e conhecer novas pessoas enquanto você pratica esportes radicais, expande seu conhecimento, consciência e percepção para um nível totalmente novo. Às vezes, é preciso uma experiência intensa para poder apreciar as diferenças que podemos encontrar em lugares, culturas e pessoas em geral. Um esporte de aventura tem o potencial de fazer você sentir essa intensidade.

Encontrar a sua força

Praticar esportes radicais pode fazer com que você perceba suas forças e encontre sua coragem. Às vezes, sair da sua zona de conforto e em situações extremas pode trazer à tona características que você provavelmente não sabia que existiam. Os esportes de aventura podem lhe ajudar a encontrar seu verdadeiro potencial.

Um analgésico para sua vida diária

A prática de esporte radicais pode se transformar em um apaziguador do estresse e um lugar de fuga de sua vida diária. Desestressar e encontrar esse tempo  para você, o fará uma pessoa mais feliz, positiva e eficiente no trabalho, bem como em todos os aspectos de sua vida pessoal.

Gerenciar o medo

Você aprende a transformar seu medo em uma experiência positiva, enfrentando-o e não deixando-o se dominar por ele. É importante entender que sentir medo é algo que acontece com todos aqueles que fazem um esporte radical pela primeira vez. Mas certamente será também um experiência memorável de como você gerencia seu medo e como pode superar isso.

Aumento do potencial humano

Participantes de todos os tipos de esportes radicais descrevem experiências sensoriais extraordinárias do tipo que normalmente não estão disponíveis na vida cotidiana. Isso ocorre porque, durante a participação em um esporte radical, a capacidade de ver, ouvir e sentir de uma pessoa é aprimorada.

Além da competição

Uma das vantagens dos esportes de aventura é que eles não estão focados na competição, e no ganhar e perder. Por isso, proporcional uma sensação de bem-estar e uma relação mais profunda com o ambiente natural e com o seus próprios limites.

A prática de esportes radicais ainda permite aprimorar as habilidades necessárias para lidar com a ansiedade. Isso porque os adeptos regulares sofrem uma mudança química no cérebro, o que os ajuda a permanecer calmos e concentrados por mais tempo.

Segundo especialistas, as pessoas que praticam esportes radicais apresentam mudanças na produção de noradrenalina e neuroreceptores, por isso têm determinadas reações e conseguem sair mais rápido de situações estressantes ou perigosas..

Além disso, essas atividades estimulam a leitura rápida do ambiente (quais são as condições favoráveis e desfavoráveis), a percepção de seus pontos fortes e fracos e o controle do medo.

E aí, conseguiu rever sua posição em relação aos esportes radicais. Ficou com vontade de experimentar estas sensações? E qual esporte radical que mais o atrai? Conta pra mim nos comentários?

Leia também

Você tem as competências do profissional do futuro?

Flexibilidade – uma das competências dos novos líderes

Como liderar em momentos de crise

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br