fbpx Renata Spallicci - metascarreira2020– 12 dicas para você incrementar sua carreira neste novo ano

RENATA SPALLICCI

Carreira

16/01/2020

12 metas para sua carreira em 2020

Prepare-se para fazer de 2020 o melhor ano para o seu desenvolvimento profissional

7 min de leitura

Já se foi o tempo em que o profissional colocava sua carreira na mão do empregador e ficava passivamente à espera que ele lhe proporcionasse treinamentos, e depois, promoções.

Há muitos anos, a gestão da carreira passou a ser algo que temos que fazer por nós mesmo; afinal, nossas careiras e anseios podem ir muito além das empresas onde trabalhamos.

Por esse motivo, cada vez mais é essencial traçar metas e planos para o seu desenvolvimento… E nada melhor do que aproveitar este comecinho do ano para fazer isso! 

E para ajudá-lo nesta empreitada, separei 12 metas que você pode levar para a sua carreira, tornando 2020 o seu melhor ano de trabalho de todos os tempos.

1. Aprenda uma nova habilidade

Não importa em que campo você esteja, existem centenas de novas habilidades que você pode aprender, e que podem beneficiar sua carreira. Existe algo que está querendo aprender? Defina-o como uma de suas metas de trabalho para o ano e conclua-o. Você não vai se arrepender. Se a nova habilidade pode aprimorar seu trabalho no emprego atual, sua empresa pode até estar disposta a pagar por isso!

2. Leia um livro motivacional ou relacionado à sua carreira

A leitura faz maravilhas em sua mente. Independentemente do trabalho,  sempre existe um livro que pode melhorar seu desempenho, suas perspectivas ou seus hábitos pessoais. Mesmo se você acha que já sabe o que precisa,  ler um ótimo livro sobre desenvolvimento profissional pode lhe dar uma nova perspectiva.

3. Atualize seu currículo

Quando foi a última vez que você analisou minuciosamente seu currículo? O estilo ainda é atual? As informações estão corretas? Estabeleça como meta de trabalho para o ano revisar e editar seu currículo, ainda que você não pretenda se candidatar a nenhum lugar. É sempre melhor atualizar seu currículo periodicamente, antes que  perca o controle das informações necessárias.

4. Crie pelo menos uma nova conexão de rede profissional por mês

Não há desvantagem em aumentar o tamanho de sua rede profissional. Provavelmente, conhece pessoas o tempo todo, mas você pega o cartão de visita e se conecta a elas? Tente encontrar pelo menos uma pessoa por mês para adicionar às suas conexões do LinkedIn e veja sua rede e seu networking florescerem.

5. Revise e melhore seu perfil do LinkedIn

Falando no LinkedIn, como é  seu perfil? No mundo profissional, o LinkedIn é crucial para sua marca pessoal em geral. Assim como seu currículo, você precisa manter as informações, o tom e a aparência atualizados. Confira alguns dos perfis de suas conexões e veja se eles estão fazendo algo diferente que atraia sua atenção positivamente. Em caso afirmativo, ajuste sua página para criar um efeito semelhante.

6. Limpe seus arquivos físicos e digitais

A ideia de resolução deste ano novo também pode ser usada em casa! Muitos de nós temos armários de arquivo cheios de papéis antigos que não são mais remotamente relevantes para o nosso trabalho. Não demore muito para limpá-los, e você ficará feliz por ter feito isso. Remova esses arquivos, recicle o que você não precisa e organize o resto. Isso vale para os arquivos do seu computador também.

7. Inscreva-se para seguir um blog relevante

Existe um mundo de informações gratuitas, dicas e renomados escritores motivacionais on-line. Encontre um blog de que você goste, que seja específico para o seu setor ou apenas alguém que dê um pouco de ânimo ao seu dia a dia, e inscreva-se para segui-lo.

8. Encontre um mentor de trabalho

O mentor certo pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar sua carreira. Existe uma pessoa em sua empresa – alguém que está um passo ou dois acima de você – que  respeita muito? Pergunte se ele ou ela está disposto a ser seu mentor de trabalho. Definam metas juntos e peça feedbacks periódicos.

9. Troque a sua foto do perfil profissional

Se você se encolhe toda vez que vê sua foto de perfil no LinkedIn, considere o ano novo como um ótimo momento para investir em uma nova. Dependendo dos objetivos de sua carreira e do tipo de cultura da empresa de que você mais gosta, sua foto de perfil pode ser de natureza casual ou profissional. A chave é selecionar uma foto de alta qualidade – pelo menos 400 x 400 pixels, não maior que 8 MB no tamanho do arquivo, e que não exceda 20.000 pixels em altura ou largura. Mais importante, use uma imagem que realmente represente quem você é, tanto pessoal quanto profissionalmente.

10. Participe de uma organização profissional

Sim, organizações profissionais geralmente custam dinheiro. No entanto, os benefícios que você pode receber das conexões que você faz e o que você pode aprender costumam valer a pena. Procure um que esteja focado na  parte favorita de sua carreira e observe  as conferências que eles realizam. Uma boa conferência pode ajudá-lo a expandir significativamente sua rede e aumentar sua energia de trabalho por semanas. Não sabe como encontrar uma associação profissional adequada para você? Comece descobrindo em que grupos seus colegas e gerentes estão ativos.

11. Seja voluntário

O voluntariado é uma ótima maneira de afetar positivamente o mundo, e também  de  se sentir bem consigo mesmo. Encontre uma causa que lhe seja significativa e inscreva-se para contribuir com ela. Você pode alimentar os sem-teto, coletar lixo em um parque, o que quiser. Convide seus amigos do escritório para se voluntariarem com você.

12. Obtenha uma nova certificação profissional

Existe um espaço vazioem seu currículo em que você gostaria de colocar a “Certificação XXXX?” Pare de desejar e faça acontecer! É uma ótima ideia para uma de suas metas de trabalho para o novo ano, pois pode avançar em sua carreira. Se custa dinheiro, pense nisso como um investimento em seu futuro.

É isso, espero que com estas dicas você consiga subir alguns degraus no desenvolvimento de sua carreira e, principalmente, sentir-se motivado e com um propósito maior no seu dia a dia de trabalho. Vamos lá, o ano está apenas começando e há muito a ser feito!

Leia também:

Como estar preparado para o novo mercado de trabalho   

Você tem as competências do profissional do futuro?

Por que e como traçar metas pessoais

Busque seu propósito. Deixe seu legado.

Rê Spallicci

Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br