Carreira

Se você quer melhorar sua felicidade, atinja o flow

Estado de hiperfoco leva à felicidade e maior produtividade  

 8 de dezembro de 2021
4 min de leitura

Flow

Você já esteve tão concentrado que se ateve a uma tarefa, por um período prolongado, sem ficar nem um pouco distraído?Já se sentiu tão animado e intrigado com um projeto que não sentiu necessidade de se levantar e se espreguiçar, comer, beber ou ir ao banheiro?Ou então, nem percebeu que o dia já havia escurecido e não checou as notificações de mídia social?

Se isso já aconteceu com você, significa que atingiu o flow. Esse estado foi descrito pelo Dr. Mihaly Csikszentmihalyi, um psicólogo húngaro-americano, como um fluxo mental de operação em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo em andamento.

E, segundo o psicólogo, essa concentração hiperfocada o torna mais produtivo e feliz, e quem já o atingiu gostaria de poder repeti-lo sempre que possível.

A teoria do fluxo foi descrita pelo Dr. Csikszentmihalyi, em sua palestra no TED, “Flow, the SecrettoHappiness, que foi visto 6,7 milhões de vezes, e apresentada em seu livro best-seller Flow: The Psychology of Optimal Experience, quando explicou tal estado e ressaltou que as pessoas são mais felizes ao vivenciarem esse processo mental.

Mas, como atingir o flow? Que fazer para buscá-lo?  

Segundo ele, este estado de fluxo geralmente ocorre quando várias coisas acontecem em conjunto:

Encontre sua motivação intrínseca

Quando você está trabalhando em algo pelo qual é apaixonado, você se torna intrinsecamente motivado, e o trabalho lhe traz alegria e realização. A força motriz não é a validação externa, como uma promoção, prêmio ou reconhecimento; em vez disso, é daquele fogo que queima por dentro. Seu ego diminui à medida que você se torna hiperfocado na tarefa. Todos os grandes empreendedores, de ganhadores do Prêmio Nobel a atletas olímpicos, mencionam que trabalhar em um estado de flow é fundamental para seu sucesso.

Feedback útil

“Bom trabalho” não é um feedback dos melhores. O que exatamente era bom? O que poderia ter sido melhor? Como poderíamos torná-lo mais eficiente ou impactante? Obter feedback específico, em tempo real, ajuda a manter uma experiência de flow.

Habilidades e desafios alinhados positivamente

Para atingir o estado de flow, deve haver um equilíbrio crítico e cada vez mais positivo entre habilidade e desafio. Se a tarefa for muito fácil ou muito difícil, ou o desafio muito complexo ou direto, é difícil  atingir o flow. À medida que suas habilidades progridem, o desafio também deve ocorrer, pois é aí que acontece  o aprendizado real.

Mindfulness digital

Junto com a teoria do fluxo, o Dr. Mihaly Csikszentmihalyi cofundou o campo da psicologia positiva, ao lado do Dr. Martin Seligman. Juntos, eles se concentraram na felicidade, bem-estar e positividade, por meio de meios biológicos, pessoais, institucionais, relacionais e culturais. Seu trabalho se concentra em emoções positivas relacionadas a estar contente com o passado, feliz no presente e ter esperança para o futuro; em geral, uma vida que vale a pena ser vivida.

Em um mundo no qual os empregadores repensam como será o futuro do trabalho e os funcionários buscam um significado maior em suas atividades, a psicologia positiva e a teoria do fluxo, provavelmente, desempenharão um papel  proeminente nos dias e anos que virão.

Afinal, trabalhar com propósito e paixão passou a ser, cada vez mais, uma necessidade das pessoas que buscam no trabalho mais do que uma simples forma de sobrevivência.

E você, já atingiu o flow em suas atividades?

Leia também:

Colaborador feliz e engajado é mais produtivo

Como formar equipes de alto desempenho

Liderar é inspirar

Busque seu propósito. Deixe o seu legado.

Rê Spallicci








Fale comigo!
Fale comigo!