fbpx Dieta-nórdica – Conheça a dieta dos vikings para perder peso - Renata Spallicci

Dieta Viking

RENATA SPALLICCI

Dietas

26/07/2018

Dieta Viking: alimente-se como os nórdicos para ter um corpo magro e saudável

Conheça a dieta viking baseada em peixes gordos, grãos integrais, vegetais, frutas vermelhas e muito mais

Estou sempre antenada com tudo o que rola no mundo das dietas. Afinal, sempre surgem novidades neste universo!Já tivemos a Dieta Atkins, depois a do Mediterrâneo, Paleo…  Agora, a dieta do momento é a Nórdica, a terra dos vikings!

É, realmente os descendentes dos vikings estão com tudo! Na Copa, a Islândia e seu grito de guerra foram sucesso mundial, a série que retrata esses povos também é recorde absoluto. Então, chegou a vez de sabermos mais sobre a alimentação desses “bárbaros”.

O estudo

Dieta Viking

Apesar de a dieta nórdica só começar a ganhar projeção mais recentemente, ela se tornou oficial em 2004, quando um grupo de nutricionistas, cientistas e chefs estudaram a população nórdica para entender por que estavam aumentando os índices de obesidade naqueles países. Eles chegaram à conclusão de que a causa era a introdução de uma dieta mais ocidental em detrimento da dieta usual nórdica, que contém menos açúcar, menos gordura e duas vezes mais fibras.

A dieta nórdica é caracterizada por um alto teor de frutas, legumes, cereais integrais e peixes. É muito semelhante à Dieta Mediterrânea, mas a maior diferença é a fonte de gordura: enquanto a Dieta Mediterrânea enfatiza o azeite, a Nórdica enfatiza o óleo de canola.

Um estudo anterior já havia relatado que a Dieta Nórdica era mais benéfica para a perda de peso e para a saúde, apresentando marcadores reduzidos de inflamação e melhores perfis de glicose e lipídios em comparação à dieta média dinamarquesa (próxima à dieta ocidental).

No estudo, voluntários consumiram uma Dieta Nórdica ou uma Dieta Dinamarquesa Média por 26 semanas, em um ambiente controlado e de vida livre. 64 mulheres e homens moderadamente obesos participaram do estudo. A Dieta Nórdica era composta de alimentos orgânicos e nórdicos, como frutas e legumes (especialmente frutas vermelhas, repolhos, raízes e leguminosas), batatas, ervas frescas, plantas silvestres e cogumelos, nozes, grãos integrais, carnes de gado e caça, peixes e mariscos, e algas marinhas. A Dieta dinamarquesa média era semelhante a uma dieta ocidental e consistia em grãos refinados, carne, produtos lácteos, produtos açucarados, alimentos de conveniência e uma extensão confinada de vegetais com baixo teor de fibras e frutas importadas: por exemplo, citrinos, bananas e melões.

Ao final do estudo, os voluntários que ficaram com a dieta nórdica haviam aumentado o mecanismo de perda de gordura, além de obterem melhores respostas em exames de sangue para glicose, triglicérides e colesterol.

Países Nórdicos - Dieta Viking

A dieta

Mesmo com alta influência das dietas “ocidentais”, a Dieta Nórdica continua sendo o plano de refeições diário dos escandinavos conscientes e ecologicamente corretos de Oslo a Reykjavik. Embora você possa associar a culinária da região a batatas com amido, e almôndegas suecas com molho de carne, a maioria dos nórdicos come alimentos simples crus e sazonais.

Trine Hahnemann, autor de The Nordic Diet, diz que o consumo escandinavo de alimentos é construído sobre o que é local, durante a temporada e com bom gosto. “Para ser saudável, o mais importante é comer alimentos saborosos que satisfarão seus sentidos”, diz Hahnemann. “Grãos, vegetais e peixes gordurosos vão te sustentar, te dar mais energia e levar a uma melhor qualidade de vida.”

Bom também para a cabeça

Além de ajudar na perda de peso, a dieta nórdica pode ser uma aliada para o seu cérebro. Uma pesquisa recente realizada na Suécia revelou que comer como um viking pode apoiar a saúde do cérebro na velhice e ajudar a combater a demência. O estudo sueco teve a participação de 2.223 pessoas e foi realizado pelo Instituto Karolinska.

Após analisar a memória daqueles que aderem ou não à dieta, constatou-se que os praticantes da alimentação nórdica tiveram um menor declínio nas habilidades de memória e pensamento, ao longo dos anos.

Alimentos da Dieta Viking

E aí, curtiram a dieta? Ou há alguma outra de que vocês gostariam de ter mais informações? Escrevam pra mim. Eu terei todo o prazer em trazer as dietas mais pedidas!!

E, se você quiser ajuda para o seu processo de emagrecimento, lembre-se de meu método Finalmente Magro, que possibilita uma verdadeira reorganização em sua vida, uma transformação em sua mente e uma reeducação alimentar de forma simples, rápida e para sempre!

Leia também:

Como da forma correta para evitar inflamações

Os benefícios da abobrinha para a perda de peso 

Destruindo o mito de que não podemos comer antes de dormir

 




Acesse FINALMENTE MAGRO e saiba mais!


Busque seu propósito. Deixe seu legado.
Renata Spallicci




Renata Spallicci

Atleta profissional fisiculturismo WBFF, executiva, empresaria, coach, influenciadora digital, escritora, palestrante motivacional e realizadora social fundadora do movimento Fit do Bem.

renataspallicci.com.br
fitdobem.com.br
dosonhoarealizacao. com.br