Fitness

Tendências fitness 2020

Saiba o que deve surgir e se fortalecer no mundo fitness, no próximo ano.

 1 de outubro de 2019
7 min de leitura

Tendências fitness 2020

Hoje estamos entrando no último trimestre do ano, e 2020 já está logo ali! Nessa época, a cada ano, especialistas passam a analisar quais as próximas tendências em fitness, beleza, bem-estar e alimentação para o próximo ano. E como eu gosto de estar sempre antenada a tudo, trago hoje para vocês as principais tendências em fitness que vêm surgindo para 2020. Vamos comigo nesta jornada rumo ao futuro próximo? 

Yoga HIIT

Não é somente em 2020 que a Yoga ganha uma nova roupagem! Muito pelo contrário, a prática já se associou a tudo o que você pode imaginar. Mas, agora, a tendência para 2020 é outro híbrido de yoga que deve chegar às nossas aulas de fitness em 2020. O Yoga HIIT que pode parecer uma união pouco improvável! Afinal, o yoga é todo zen, e o HIIT está exatamente no outro extremo da escala, com movimentos de alta intensidade e alta energia, que deixam você quase desmaiado.

Mas… Não nos disseram sempre para misturar nossos treinos, a fim de  garantir que estamos usando uma variedade de diferentes grupos musculares? Então, quando você pensa sobre isso, é realmente uma maneira muito inteligente e muito eficiente de se exercitar.

Em vez de fazer 20 minutos de HIIT e depois completar com um relaxamento de yoga de 20 minutos, o Yoga HIIT intercala movimentos clássicos do cardio HIIT com alongamentos da Yoga. Isso aumenta a queima de calorias, além de alongar e fortalecer os músculos ao mesmo tempo. Uma ótima opção para as pessoas que têm pouco tempo e que querem resultados completos sem ter de fazer um milhão de aulas diferentes.

Kickbiking

A verdade é que muitas mães e pais já fazem esta nova prática mesmo sem saber, causando grande vergonha nos filhos! Sim, por que Kickbiking nada mais é do que um tipo de patinete para adultos. Parece fácil, certo? Mas você já experimentou a se equilibrar em um patinete? Porque, sério, não é tão fácil quanto parece. Muito disso depende de quão bom é seu equilíbrio e, como em praticamente todos os exercícios, quão forte é seu abdome. Os iniciantes em Kickbiking recebem um excelente treino cardio de baixo impacto, semelhante ao que você obtém com corrida ou ciclismo. Depois de um tempo e com os níveis de coragem aumentando, começa a se divertir com algumas manobras mais radicais.

Kickbiking é predominantemente um treino para a parte inferior do corpo. É ótimo para as panturrilhas, coxas e bumbum e é matador para o seu núcleo. Também é um ótimo exercício para fazer em família, ou mesmo quando você está com o cachorro, pois ele pode facilmente correr ao seu lado. E o melhor de tudo é que você fica ao ar livre,  divertindo-se e  exercitando-se ao mesmo tempo.

Treino funcional

O treinamento funcional continuará ganhando força em 2020! Ele realiza movimentos como agachamento, elevação, tração, alcance, etc., e pode ser realizado com ou sem o uso de equipamentos. É ótimo porque oferece uma variedade de movimentos, o que significa que você tem muito menos probabilidade de se enjoar dele. Um dos pontos altos do treino funcional é que ele trabalha o condicionamento físico como deve ser, ou seja, como um fato positivo, para você se sentir no controle e orgulhoso do corpo que possui.

Exercícios nus

Não se preocupe, não estou disposta a dizer para você se exercitar pelado. Aqui o termo nu é no sentido de trabalhar sem tecnologia. Depois de anos e anos falando sobre o quanto a tecnologia iria afetar nossos treinamentos, muitos especialistas apontam que 2020 será o ano de se desconectar das telas sempre presentes!

Esta tendência se apoia na ideia de uma desintoxicação digital que nos permite ter trechos de tempo ocioso durante todo o dia, prega que devemos ter mais consciência das informações que o nosso corpo nos manda, ao invés de nos escravizarmos aos dados obtidos por meio digital.

Glide Fit

Envolvendo elementos do treinamento funcional (veja acima) e do equilíbrio, o Glide Fit usa uma plataforma que flutua na superfície da água, na qual você realiza uma série de exercícios de treinamento de estabilidade aquático (ABST). É fantástico para quem deseja um treino leve, mas, ao mesmo tempo, também oferece um treino de alta intensidade.  Obviamente, é necessário certo grau de equilíbrio e força para subir ao quadro e permanecer na posição vertical; portanto, a menos que você já esteja relativamente em forma, pode levar algumas sessões antes de realmente tentar se mover sem cair. Qualquer coisa que exija que você se equilibre é brilhante para aumentar a força do núcleo, mas, além disso, também ajuda na coordenação, no tempo de reação e na percepção do corpo, ou seja, como cada parte do corpo se move e se posiciona.

No momento, pelo que eu saiba, ainda não existem aulas do tipo Glide Fit aqui no Brasil, pois elas são principalmente baseadas nos EUA e há algumas espalhadas pela Europa. No entanto, por experiências anteriores, qualquer coisa que é popular no mercado de fitness dos EUA acaba por chegar até aqui. E eu acho que em 2020 poderemos ter esta novidade

Mindful Running

Sim, a corrida ainda está muito na moda. Porém, no próximo ano, ela entrará em um novo momento, unindo mais elementos da mente aos já habituais treinos para o corpo… Basicamente, o princípio é simples: ao invés de lutar sempre contra o seu limite e buscar marcas de tempo cada vez melhores, foque em sua postura, sua respiração, seu ambiente e as pessoas ao seu redor, para criar uma experiência de corrida sem pressão, e ainda, prazerosa. 2020 será menos sobre a quantidade de quilômetros e mais sobre a qualidade.

E então, que achou das tendências que estão rolando por aí? Há alguma que lhe deu vontade de praticar? Ou prefere continuar com suas boas e “antigas” práticas de 2019? Na verdade, a meu ver, o importante é praticar atividades físicas, sejam quais forem. E que, quanto mais opções tivermos, mais chance teremos de agradar a todos e  de conquistar cada vez mais praticantes! 

Leia também:

Meditação é tendência no mundo e se tornará plural

Prepare-se para 2020. Conheça as principais tendências digitais

Os gadgets do esporte

Busque seu propósito. Deixe seu legado

Rê Spallicci